Na última quinta-feira (17/07), moradores de Bom Jesus do Itabapoana foram surpreendidos com uma mensagem amplamente compartilhada em grupos de WhatsApp, na qual uma facção criminosa tenta impor regras de convivência à população do bairro Pimentel Marques. O texto adverte motociclistas e motoristas contra o uso das ruas para manobras perigosas, em tom de ameaça: "se peitar o PP vai ficar de exemplo", dizia o comunicado.
A mensagem causou preocupação entre os moradores, pela tentativa da facção de estabelecer um poder paralelo no bairro e intimidar a população com ordens e ameaças veladas.
Diante da gravidade do caso, o comandante da 2ª Companhia do 29º Batalhão de Polícia Militar, 1º Tenente PM Branco, divulgou uma Nota à Imprensa reafirmando que o único poder legítimo no Estado é o poder constituído pela Constituição Federal.
“Qualquer tentativa de imposição de poder paralelo é inaceitável e será enfrentada com firmeza pelas forças de segurança pública”, declarou o tenente na nota. Ele ainda destacou que o monopólio do uso da força é prerrogativa exclusiva do Estado, exercida de forma legal e proporcional pela Polícia Militar.
Resposta rápida da PM
Como resposta imediata à tentativa de intimidação criminosa, a 2ª Companhia do 29º BPM deflagrou uma operação no bairro Pimentel Marques ainda no mesmo dia. A ação resultou:
- Na apreensão de um menor infrator,
- Vasta quantidade de entorpecentes,
- Aproximadamente R$ 17 mil em dinheiro,
- Uma caderneta com anotações do tráfico de drogas.
A operação foi conduzida pelas equipes do PATAMO da 2ª Cia e reafirmou o comprometimento da corporação no combate ao crime organizado na cidade.
A Polícia Militar reforça que permanece vigilante e atuante 24 horas por dia, e conclama a população a continuar denunciando atividades ilícitas, colaborando com o trabalho de inteligência e repressão qualificada.
Veja a nota:
NOTA À IMPRENSA
O Comandante da 2ª Companhia do 29º Batalhão de Polícia Militar, 1º Tenente PM Branco, vem a público reafirmar a toda a sociedade de Bom Jesus do Itabapoana que o único poder existente em nosso Estado Democrático de Direito é o poder legítimo do Estado brasileiro, constituído pela Constituição Federal.
Qualquer tentativa de imposição de poder paralelo é inaceitável e será enfrentada com firmeza pelas forças de segurança pública. O monopólio do uso da força é prerrogativa exclusiva do Estado, exercido de forma legal, proporcional e dentro dos limites constitucionais pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A recente circulação de mensagens intimidatórias, como a veiculada na imagem amplamente compartilhada em redes sociais e grupos de mensagens, na qual criminosos tentam impor regras de convivência à população do bairro Pimentel Marques, é mais uma demonstração da ousadia de facções criminosas em tentar dominar territórios por meio do medo. A Polícia Militar repudia veementemente esse tipo de prática criminosa.
Como resposta imediata e eficaz, na data de hoje, a 2ª Companhia do 29º BPM deflagrou uma operação policial no bairro Pimentel Marques, resultando na apreensão de um menor infrator, vasta quantidade de entorpecentes, aproximadamente R$ 17.000,00 (dezessete mil reais) em espécie e uma caderneta com anotações do tráfico de drogas. A ação foi conduzida com precisão pelas equipes dos PATAMOS da 2ª Companhia, reafirmando o compromisso da Polícia Militar com o enfrentamento direto ao crime organizado.
A 2ª Companhia segue vigilante, atuando diuturnamente para garantir a segurança, a liberdade e a ordem pública, e conclama os cidadãos de bem a continuar denunciando qualquer atividade ilícita, contribuindo com as ações de inteligência e repressão qualificada.
Polícia Militar: você pode confiar.
Bom Jesus do Itabapoana, 18 de julho de 2025.
1º TENENTE PM BRANCO
Comandante da 2ª Companhia do 29º BPM.
Redação News BJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário