Uma operação realizada pela Polícia Militar Ambiental em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) resultou no embargo de uma área significativa de vegetação nativa de Mata Atlântica em estágio inicial de regeneração, no distrito de Ponte de Itabapoana, no município de Mimoso do Sul.
O boletim de ocorrência confeccionado nesta ultima quarta-feira (30) sob número 58730604, relata que a ação foi motivada por alertas de desmatamento identificados por sistemas de monitoramento ambiental (SEMA/INPE), que apontaram atividades suspeitas nas áreas com coordenadas geográficas 21.1470 / 7659924.
Durante a fiscalização, foram constatadas supressões de vegetação em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal, totalizando mais de 21,5 hectares impactados. De acordo com o documento oficial, a vegetação estava em regeneração e é protegida por lei, sendo caracterizada como Mata Atlântica.
O responsável pela área, identificado que foi identificado, alegou não possuir autorização para intervir no local e impedir a regeneração natural da vegetação. Quatro autos de infração foram lavrados durante a vistoria, com os números 017259, 017256, 017257 e 017258, conforme registros do sistema SIMLAM.
Apesar do embargo, não foi localizado material lenhoso no local, o que indica que a ação tinha como objetivo impedir a regeneração natural da floresta, e não a extração de madeira para fins comerciais.
A Polícia Militar Ambiental e os órgãos ambientais responsáveis continuarão monitorando a área, e o caso será encaminhado para o Ministério Público e demais autoridades competentes para as medidas legais cabíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário