Professor de matemática da escola pública do ensino médio em Guaçuí, Thiago Pádua Rosa, sim ele é bonjesuense. Oriundo do bairro Lia Márcia, mostrou a todo o Brasil com um bom professor faz a diferença também em escola pública. Entre suas iniciativas inovadoras para o ensino da disciplina, está o "Banco Imobiliário Capixaba", um jogo que relaciona matemática com história e cultura do Estado.
"Meu objetivo como professor é derrubar o tabu de que a matemática é uma disciplina difícil. Não é.
Aprender matemática é divertido e pode se tornar cada vez mais fácil, à medida que transformamos a forma de apresentar os conteúdos", explica o professor.
Na última quarta -feira (27) , em um evento online, os 10 primeiros colocados foram premiados e Thiago ficou em 2° lugar.
Fiz algumas perguntas ao Thiago, entre elas, como surgiu a ideia premiada do banco imobiliário capixaba?
“A ideia de criar o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário Capixaba para os alunos surgiu de uma abordagem interdisciplinar dentro da disciplina eletiva que ministrei. Ao trabalhar temas de Matemática e Geografia de forma integrada, percebi a oportunidade de desenvolver uma ferramenta educativa que unisse essas duas disciplinas de maneira lúdica e envolvente.
Observando a importância de proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada de aprendizado, surgiu a ideia de criar um jogo de tabuleiro que explorasse aspectos da Matemática financeira e conceitos geográficos específicos da região do Espírito Santo, onde estamos inseridos.
Assim, o Banco Imobiliário Capixaba ganhou forma como uma forma divertida e educativa de abordar questões como compra e venda de propriedades, cálculos financeiros, além de explorar aspectos geográficos e culturais locais.
A criação deste jogo não apenas visa reforçar conceitos acadêmicos, mas também estimular o pensamento crítico, o raciocínio estratégico e a colaboração entre os alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado mais dinâmica e significativa. A ideia de criar o Banco Imobiliário Capixaba surgiu da vontade de tornar o ensino mais atrativo e relevante, utilizando uma abordagem interdisciplinar que valoriza a integração de diferentes áreas do conhecimento”.
E o que significa ser professor?
“Ser professor de matemática para mim vai além de transmitir conceitos e fórmulas. É sobre despertar o interesse e a compreensão dos alunos em relação a uma disciplina muitas vezes vista como difícil ou abstrata. Significa ser um guia na jornada do aprendizado, ajudando os estudantes a superarem desafios, desenvolverem confiança em suas habilidades e perceberem a relevância da matemática em suas vidas. Ser professor de matemática é inspirar uma paixão pelo raciocínio lógico, pela resolução de problemas e pela beleza intrínseca dos números, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade matemática”.
Na sua opinião, o que precisa para o professor ser mais valorizado?
“Na minha opinião, é muito importante valorizar os professores no Brasil. Para isso, precisamos fazer algumas coisas importantes. Primeiro, é essencial oferecer treinamento regular para que possam melhorar suas habilidades de ensino. Além disso, as escolas precisam ter boas condições, com salas de aula seguras e bem equipadas. É fundamental que as pessoas reconheçam o quanto os professores são importantes para a nossa sociedade. Também, devemos pagar salários melhores aos professores e dar a eles oportunidades de crescer na carreira. Os professores devem ter liberdade para escolher como ensinar, de acordo com o que funciona melhor para seus alunos.
Por fim, é crucial que os professores sejam ouvidos e envolvidos nas decisões sobre a educação. Essas mudanças são importantes para que os professores se sintam valorizados e possam fazer um trabalho ainda melhor, garantindo uma boa educação para todos os alunos”.
Parabéns Thiago, pelo seu projeto e amor pela profissão. E que todos professores sejam valorizados, porque nos preparam para a vida.
Por: Silvana Venâncio/TV Região