Páginas

sábado, 7 de maio de 2022

PARQUE ESTADUAL CACHOEIRA DA FUMAÇA REALIZA CURSO DE CONDUTORES AMBIENTAIS

A formação visa a capacitar pessoas para atuar prestando serviço de condução ambiental nas trilhas do Parque
O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado nos municípios de Alegre e Ibitirama, está realizando o Curso de Condutores Ambientais. A formação visa a capacitar pessoas para atuar prestando serviço de condução ambiental nas trilhas do Parque e em outras áreas naturais protegidas.
O curso começou na última semana e vai ter duração de seis meses, com 14 encontros durante o período, totalizando 100 horas de capacitação. Ao todo, são 20 participantes. "A capacitação é uma oportunidade de geração de renda para os participantes, já que o ecoturismo é uma atividade crescente em todo o Estado e, cada vez mais, demanda serviços especializados", destacou Leoni Contaifer, gestor do parque.
Após a capacitação, os novos condutores vão poder se cadastrar para atuar no parque e também poderão prestar serviços em outras unidades de conservação estaduais e áreas naturais. "Para isso, basta que realizem complementações sobre os locais de interesse, conforme solicitado pelas respectivas administrações", explicou Leoni Contaifer.
O conteúdo do curso segue a instrução normatiza nº 007/2017, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que estabelece normas e procedimentos para a prestação de serviços de visitação e turismo realizados por condutores ambientais locais, nas Unidades de Conservação do Estado do Espírito Santo.
A iniciativa é fruto de uma condicionante ambiental, que cobriu os custos do curso, como a contratação de coordenador/articulador, transporte e alimentação dos participantes. "Com isso, o curso também é um canal de geração de renda para moradores do entorno e empresas locais, envolvidos na prestação de serviços durante sua duração", completou o gestor do parque.
A aula inaugural, realizada no último sábado (30), contou com a presença e apresentação das empresas parceiras, além de conteúdos sobre a Unidade de Conservação e Instrumentos Legais de Gestão do Meio Ambiente.

Fonte: IEMA-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário