Atividade proposta pelo professor Wedson Pacheco encantou os estudantes, muitos dos quais tiveram a oportunidade de visitar a capital fluminense pela primeira vez
As visitas técnicas estão entre as atividades favoritas dos estudantes. Os destinos mais comuns são aqueles ligados à formação técnica dos discentes, como laboratórios, fazendas, indústrias e empresas de diversas áreas e setores. O último destino da turma de terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, contudo, foi um pouco diferente. Acompanhados pelo professor Wedson Pacheco, que ministra a disciplina de Geografia, eles visitaram a cidade do Rio de Janeiro para conhecer de perto alguns dos lugares que marcaram e influenciaram a história do Brasil.
“A caminhada pelas ruas do centro, becos e vielas, passando por prédios antigos, proporcionou uma viagem no tempo nessa aula de campo no Centro Histórico. Uma interessante mistura entre o antigo e o novo, observando e entendendo as transformações históricas da cidade, e a revitalização pela qual o centro vem passando. É uma maneira interessante e descontraída para conhecer a história do Brasil e do Rio de Janeiro”, explica o professor. O desenvolvimento e as transformações do centro da cidade, a urbanização carioca, os centros culturais e artísticos e a valorização do patrimônio foram alguns dos temas abordados durante o passeio.
Os estudantes adoraram a proposta e, para alguns, foi a primeira vez na cidade maravilhosa. “Gostei muito de viajar para o Rio de Janeiro, conhecer mais sobre a história da cidade e visitar alguns pontos turísticos, como a Escadaria Selarón e o Pão de Açúcar. Foram novidades pra mim, pois nunca tinha ido até lá, só via pela internet”, conta o aluno Luis Felipe Silva Martins. O que ele achou mais interessante foi ir até a Catedral, “que tem o formato de cone e é muito bonita por dentro”. Além disso, a vista do alto do Pão de Açúcar o surpreendeu: “dá pra ver boa parte da cidade e como ela é linda”, lembra.
Segundo o professor Wedson, o trabalho de campo é um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois permite ao discente compreender os aspectos de realidades complexas a partir de elementos empíricos, além de dinamizar o trabalho do docente ao viabilizar uma articulação teórico-prática entre os conteúdos trabalhados em sala.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
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