O Projeto "Agente Mirim: Promotores e Produtores de Saúde Ambiental" faz parte do Programa de Educação Ambiental do Município de Bom Jesus do Itabapoana (ProMEA-BJI). Esse projeto é ofertado pelo Ministério da Saúde, em parceria entre a Superintendência Estadual do Rio de Janeiro (Suest/RJ), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Educação, Esporte e Lazer e Saúde.
Dos 92 Municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas 7 municípios foram considerados aptos a receberem o projeto, sendo o município de Bom Jesus do Itabapoana um dos selecionados.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), da Secretaria Municipal de Saúde, serão os tutores de 250 alunos do 4° e 5° ano, de 7 unidades escolares pré-selecionadas, que receberão a capacitação como "Agentes Mirins", com a missão de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.
O Projeto tem por objetivo apresentar para os alunos o trabalho desenvolvido pelos ACS e ACE, para que estes compartilhem e disseminem as informações sobre ações que impliquem na promoção, proteção e recuperação da saúde, além de incentivar a transformação das organizações familiares quanto aos cuidados de saúde ambiental com a escola, o domicílio e seu entorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário