Aconteceu, na última quarta-feira, dia 29 de abril, a formatura do curso de Padeira oferecido por meio do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. A cerimônia foi realizada no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel e contou com a presença de familiares, amigos e servidores da instituição.
Segundo o professor do curso, Luiz Estephanelli, foi um desafio muito grande formar a primeira turma. Acostumado a trabalhar com adolescentes do ensino técnico regular da instituição, ele afirma que o ensino para adultos é totalmente diferente, porém muito gratificante. “Tenho certeza que o conhecimento que tenho e consegui passar a elas vai ser levado para a vida. Atingimos o objetivo, que é passar uma educação de qualidade para elas”, considerou.
A aluna Eliane Oliveira de Souza Degli Esporte descobriu o curso pelas redes sociais e conta que ficou bastante interessada. Proprietária de uma pequena padaria em Arraial Novo, que fica a 45km de Bom Jesus do Itabapoana, ela concluiu o curso com o esforço e ajuda do marido. “Foi maravilhoso. Com as aulas aprendi muitas informações que ajudaram no meu crescimento profissional. Aprendi receitas novas, que já consegui colocar em prática na padaria. Melhorou tudo, inclusive aumentou as produções e a renda. Me ajudou a querer crescer como profissional na área da panificação”, afirmou, ressaltando ainda a importância das amizades e clientes conquistados por meio do curso.
Quem também garantiu sua inscrição e ficou encantada com a capacitação foi a aluna Flávia de Souza Pires, que não tinha a intenção de trabalhar na área, apenas produzir para consumo familiar. “Eu já sabia que o curso seria bom, mas não imaginei que seria tão importante. Aprendemos sobre economia solidária, ética, direito das mulheres, informática e microbiologia. Mas foi na prática, colocando a mão na massa, que conhecemos realmente a importância da panificação”, lembra. Flávia relata que, além do conhecimento, levará consigo o exemplo das companheiras de curso, mulheres fortes e guerreiras.
O intuito do projeto é atender mulheres, capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade, visando o encorajamento da mulher no mercado de trabalho. Segundo o coordenador da capacitação, Antônio Alonso, o curso ofereceu às estudantes a oportunidade de aprender uma profissão com alta demanda, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho ou até mesmo o empreendedorismo, o que poderá contribuir diretamente para a independência financeira das formandas.
Além dos familiares dos alunos, participaram da cerimônia de formatura a coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFFluminense, Thais Romano Almeida de Vasconcelos; o coordenador do curso, Antonio Alonso Cecon Novo; a diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Bom Jesus, Katia Yuri Fausta Kawase; e o coordenador de Integração Escola e Comunidade, Carlos Dambroz.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário