A estrutura foi construída seguindo padrões de referência e, após registro, será o único apto para abate de ovinos no estado do Rio de Janeiro atualmente O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana ganhou mais uma estrutura para benefício de estudantes e comunidade externa. O novo abatedouro-escola foi inaugurado na última segunda-feira, dia 29 de setembro, reunindo servidores da instituição, gestores e autoridades para a celebração da conquista, que será usada não só para aulas práticas, mas também para o desenvolvimento de projetos e ações de extensão. Além disso, possibilitará a economia de recursos, tendo em vista que, atualmente, os abates são realizados por serviço terceirizado.
O novo abatedouro conta com uma área total construída de 176,94m², que inclui curral, área de insensibilização, sangria, depilação e toilet, escaldagem, bucharia, miúdos, câmara de refrigeração, banheiros acessíveis, armários e depósito. O projeto foi construído com recursos de emenda parlamentar, sendo R$ 400 mil destinados pela deputada federal Chris Tonietto (PL).
O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, ressaltou a importância da estrutura para a comunidade acadêmica e local. “Temos a certeza de que o abatedouro-escola será de grande valia, não só pedagogicamente, atendendo nossos estudantes, mas também como um espaço de pesquisa e atendimento à comunidade, por meio da extensão”, considerou.
O médico veterinário da unidade, Rafael Loures, falou sobre a qualidade do projeto, criado para ser modelo de referência. Foi pensado para possibilitar o abate de todas as espécies criadas nos biotérios do campus, incluindo coelhos, aves, suínos e ovinos. Segundo Rafael, após conclusão do processo de registro, o local será o único abatedouro registrado para abate de ovinos no estado do Rio de Janeiro atualmente.
O veterinário destacou o potencial de crescimento econômico da cultura na região noroeste fluminense. “A ovinocultura pode ser mais rentável que a bovinocultura de corte, por exemplo, porque um pequeno produtor, em pequena área, talvez não tenha espaço suficiente para criar bovinos, mas tem para ovinos. Então acredito que é uma cultura que pode se desenvolver na região e esse abatedouro vai permitir trabalhos e projetos de extensão nessa área, que poderá melhorar a vida de muitas famílias”.
Na ocasião, o reitor do IFFluminense, Victor Barbosa Saraiva, falou sobre a preocupação do Instituto de desenvolver pesquisas e ações de extensão que atendam às necessidades locais da comunidade onde os campi estão inseridos. “O Instituto está diretamente ligado à cadeia produtiva, tentando entender esse processo, para que possamos criar modelos que sejam replicáveis e, geralmente, de baixo custo”, disse, citando ainda a articulação com outras instituições públicas e privadas para gerar soluções que beneficiem a sociedade.
O assessor da deputada federal Chris Tonietto, Vitório Gualandi, também prestigiou a solenidade e elogiou a gestão dos Institutos Federais nos recursos destinados por meio de emendas parlamentares. “A gente percebe o acolhimento e a seriedade com que tratam os recursos públicos. Tudo é feito com muita transparência e vemos a evolução que conseguem trazer aos alunos por meio de projetos importantes como esse”, avaliou, garantindo que outras demandas do IFF também serão avaliadas para atendimento futuro.
Também participaram da inauguração a diretora de Relações Institucionais da reitoria, Ileana Fernandez; o diretor-geral do Campus Avançado Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim; o diretor-geral do Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro; o diretor-geral do Campus Pádua, Theo Goulart Bravo Santos Pinheiro; o vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Savio Almeida; o prefeito de Bom Jesus do Norte, Toninho Gualano; e o representante da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, Acácio Teixeira.
por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana