A estrutura foi construída seguindo padrões de referência e, após registro, será o único apto para abate de ovinos no estado do Rio de Janeiro atualmente
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana ganhou mais uma estrutura para benefício de estudantes e comunidade externa. O novo abatedouro-escola foi inaugurado na última segunda-feira, dia 29 de setembro, reunindo servidores da instituição, gestores e autoridades para a celebração da conquista, que será usada não só para aulas práticas, mas também para o desenvolvimento de projetos e ações de extensão. Além disso, possibilitará a economia de recursos, tendo em vista que, atualmente, os abates são realizados por serviço terceirizado.
O novo abatedouro conta com uma área total construída de 176,94m², que inclui curral, área de insensibilização, sangria, depilação e toilet, escaldagem, bucharia, miúdos, câmara de refrigeração, banheiros acessíveis, armários e depósito. O projeto foi construído com recursos de emenda parlamentar, sendo R$ 400 mil destinados pela deputada federal Chris Tonietto (PL).
O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, ressaltou a importância da estrutura para a comunidade acadêmica e local. “Temos a certeza de que o abatedouro-escola será de grande valia, não só pedagogicamente, atendendo nossos estudantes, mas também como um espaço de pesquisa e atendimento à comunidade, por meio da extensão”, considerou.
O médico veterinário da unidade, Rafael Loures, falou sobre a qualidade do projeto, criado para ser modelo de referência. Foi pensado para possibilitar o abate de todas as espécies criadas nos biotérios do campus, incluindo coelhos, aves, suínos e ovinos. Segundo Rafael, após conclusão do processo de registro, o local será o único abatedouro registrado para abate de ovinos no estado do Rio de Janeiro atualmente.
O veterinário destacou o potencial de crescimento econômico da cultura na região noroeste fluminense. “A ovinocultura pode ser mais rentável que a bovinocultura de corte, por exemplo, porque um pequeno produtor, em pequena área, talvez não tenha espaço suficiente para criar bovinos, mas tem para ovinos. Então acredito que é uma cultura que pode se desenvolver na região e esse abatedouro vai permitir trabalhos e projetos de extensão nessa área, que poderá melhorar a vida de muitas famílias”.
Na ocasião, o reitor do IFFluminense, Victor Barbosa Saraiva, falou sobre a preocupação do Instituto de desenvolver pesquisas e ações de extensão que atendam às necessidades locais da comunidade onde os campi estão inseridos. “O Instituto está diretamente ligado à cadeia produtiva, tentando entender esse processo, para que possamos criar modelos que sejam replicáveis e, geralmente, de baixo custo”, disse, citando ainda a articulação com outras instituições públicas e privadas para gerar soluções que beneficiem a sociedade.
O assessor da deputada federal Chris Tonietto, Vitório Gualandi, também prestigiou a solenidade e elogiou a gestão dos Institutos Federais nos recursos destinados por meio de emendas parlamentares. “A gente percebe o acolhimento e a seriedade com que tratam os recursos públicos. Tudo é feito com muita transparência e vemos a evolução que conseguem trazer aos alunos por meio de projetos importantes como esse”, avaliou, garantindo que outras demandas do IFF também serão avaliadas para atendimento futuro.
Também participaram da inauguração a diretora de Relações Institucionais da reitoria, Ileana Fernandez; o diretor-geral do Campus Avançado Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim; o diretor-geral do Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro; o diretor-geral do Campus Pádua, Theo Goulart Bravo Santos Pinheiro; o vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Savio Almeida; o prefeito de Bom Jesus do Norte, Toninho Gualano; e o representante da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, Acácio Teixeira.
Veja as fotos do evento no perfil do IFF Bom Jesus no Instagram.
por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário