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sexta-feira, 5 de novembro de 2021

IMÓVEL COM 2 CASAS RESIDENCIAIS A VENDA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ

🔸 Casa Inferior com 2 quartos, Sala, Banheiro social, Cozinha, Area de Serviço e Quintal
🔸 Casa Superior com 2 quartos, Sala, Banheiro social, Cozinha, Area de Serviço
📍 Localizada a Rua Francisco Teixeira Reis, nº 355 - Sebastião Pimentel Marques em Bom Jesus do Itabapoana - RJ
Agente sua visita! (22)99984-0440 e (22)3831-2788
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NESTE DOMINGO, GRANDE FINAL!

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CONVITE DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

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IFF APROVA DIRETRIZES PARA RETORNO GRADUAL E SEGURO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRESENCIAIS

Diretrizes abrangem cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC), da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de Graduação e Pós-graduação do IFF
O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal Fluminense aprovou, em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, 29 de outubro, a Resolução N° 58/2021, que trata das Diretrizes para o retorno gradual e seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), combinadas com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e a finalização dos calendários acadêmicos 2020 e 2021, em concordância com as fases de implementação das atividades acadêmicas e administrativas do IFFluminense.
De acordo com o documento, a abrangência das Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) combinadas com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) ocorrerá para os cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC), da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de Graduação e Pós-graduação do IFF.
As APP combinadas com as APNP devem se articular com as diretrizes APNP 2021, a Instrução Normativa do Calendário Acadêmico e com o Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF, sendo de responsabilidade de cada campus, por meio das equipes pedagógicas, docentes, coordenador de curso e Diretoria de Ensino, com participação de representação estudantil, a reorganização das atividades curriculares, considerando as necessidades e especificidades de cada curso e as condições e possibilidades de participação dos estudantes.
A resolução aborda os seguintes temas: disponibilização de equipamentos e o redimensionamento dos contratos de serviços para proteção biossanitária; retorno à presencialidade e atuação dos servidores; retorno dos estudantes à presencialidade; assistência estudantil; espaços físicos; do plano de retorno ao funcionamento regular do curso; adaptações da matriz curricular; reorganização de séries, módulos ou períodos; integralização do curso; reorganização e composição dos calendários acadêmicos; planejamento de horários das atividades; atividades de pesquisa e extensão; realização dos estágios obrigatórios no retorno à presencialidade; diagnóstico de aprendizagem; comunicação para atividades do retorno à presencialidade.
Com a resolução aprovada, o próximo passo será a aprovação do relatórios da Fase 1 dos campi. Nesta quinta-feira, dia 04 de novembro, já serão avaliados os relatórios dos Campi Macaé, Cabo Frio e Campos Centro.
A resolução aponta que os campi disponibilizarão os equipamentos e materiais para a proteção biossanitária de estudantes e servidores de acordo com o Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF, e suas alterações. Devem ser disponibilizadas máscaras acessíveis para estudantes surdos e profissionais que atuem diretamente com este público, tais como intérpretes de libras e docentes. As equipes pedagógicas e multidisciplinares de cada campus poderão analisar a necessidade da disponibilização destes equipamentos para outros estudantes e servidores.
Quanto aos contratos do IFF, estes serão redimensionados para o atendimento integral das diretrizes estabelecidas no Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto.
Retorno à presencialidade e atuação dos servidores – Será elaborado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) o Plano de Acolhimento aos Servidores que retornarão ao trabalho presencial. O plano deve contemplar agenda de reuniões entre os gestores, a capacitação dos servidores orientada às medidas de proteção, a organização de grupos de apoio para auxílio à superação de situações de dificuldades resultantes do retorno presencial. E deve estabelecer as formas de acompanhamento e revisão das ações pertinentes às atividades desenvolvidas.
Para o acesso às atividades presenciais ou semipresenciais será obrigatória a apresentação prévia pelos servidores de documento constando o esquema vacinal completo contra a covid-19, podendo ser: I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; II - o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; ou III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente.
A necessidade de atuação presencial do servidor será analisada periodicamente, em cada campus, seguindo os critérios do Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF, e suas alterações. Os servidores que se enquadrarem nas normativas governamentais vigentes podem solicitar a permanência em trabalho remoto, a partir do preenchimento das autodeclarações previstas na normativa e encaminhamento para chefia imediata. Eventos, reuniões, capacitações e demais atividades devem ser realizadas de forma virtual, com participação remota, salvo as devidamente justificadas.
Retorno dos estudantes à presencialidade – Será realizado o mapeamento dos estudantes que apresentam restrições para o retorno presencial será feito por cada campus, incluindo: I - identificação dos estudantes que não retornarão ao ensino presencial por motivos justificados, de acordo com a regulamentação vigente; II - identificação dos estudantes com necessidades especiais ou específicas em função da pandemia. Cada campus promoverá a busca de ações visando a viabilização do retorno seguro dos estudantes que indicaram que não retornarão às atividades presenciais. Cada campus realizará o planejamento para o atendimento aos estudantes nas situações que não retornarem por motivo justificado e com necessidades especiais ou específicas, sendo possível a oferta de ensino remoto e/ou utilização de plano de ensino individualizado ou outros instrumentos.
Para o acesso às atividades presenciais será obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local, contra a covid-19, podendo ser: I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; II - o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a covid-19 e que está apto a participação nas atividades presenciais. O estudante que não apresentar os documentos listados não poderá participar das atividades presenciais. É garantido ao estudante continuar matriculado nos componentes curriculares das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.
Plano de Retorno ao Funcionamento Regular do Curso (PRFRC) – O campus deve apresentar um Plano de Retorno ao Funcionamento Regular dos Cursos, por calendário acadêmico, contendo as definições acerca das adaptações para o retorno ao funcionamento regular dos cursos que oferta. Cada campus deve apresentar seu PRFRC composto pelo planejamento de cada curso, a ser elaborado pelos seus respectivos Núcleos Docente Estruturantes, a ser disponibilizado no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O PRFRC deve indicar, para cada turma em atividade, em cada curso, o planejamento para a integralização, indicando os componentes curriculares que já foram ofertados durante o período de adaptação curricular, ou anteriormente a ele, e a previsão da oferta dos componentes curriculares restantes para os próximos períodos letivos.
A oferta de componentes curriculares pode acontecer de modo flexibilizado ao longo do período letivo, podendo ser organizada em ciclos, blocos, ou outra forma de organização, devendo esta constar no PRFRC. É de responsabilidade da Pró-reitoria de Ensino (Proen) disciplinar os prazos e fluxos para a confecção e aprovação do PRFRC, não sendo este obrigatório para a progressão das Fases do plano de retorno gradual à presencialidade. O PRFRC deve prever o período letivo a partir do qual o curso deve retornar integralmente ao estabelecido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), podendo este ser 2021.2, 2022.1, 2022.2 ou 2023.1. Esta previsão pode sofrer alteração posterior, em função das condições sanitárias e de regulamentações futuras dos órgãos competentes.
Planejamento de horários das atividades – O horário semanal de atividades das turmas deve ser organizado de modo a reduzir a quantidade de pessoas em circulação no campus, considerando as seguintes recomendações: I - que as atividades presenciais para cada turma e/ou docente se concentrem, preferencialmente, no menor número possível de dias da semana; II - que o horário de atividades presenciais seja construído de modo a reduzir a quantidade de turmas presentes no campus no mesmo dia da semana; III - que não ocorram atividades presenciais e atividades não presenciais síncronas no mesmo dia da semana para uma mesma turma, salvo quando for possível a programação que assegure o acesso às atividades síncronas no ambiente do campus a todos os estudantes.
A Resolução N° 58/2021 considera, ainda, que os casos de suspeita e ou de infecção pela covid-19, pelo servidor ou estudante, serão tratados conforme o protocolo estabelecido no Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF. As medidas adotadas até o presente momento pelo IFF serão objeto de constante monitoramento e poderão ser reavaliadas a qualquer momento.
O técnico-administrativo em educação no Campus Campos Guarus e conselheiro suplente do Consup no período 2021-2023, Manoel Martins Caetano Júnior, tem participado de todo o processo no Conselho Superior destinado ao retorno presencial gradual e seguro. Para ele, a aprovação da Resolução N° 58/2021 é um avanço importante para o desenvolvimento das estratégias para o retorno presencial. “Embora ainda não tenhamos definido datas, um cronograma especificamente – cada campus está fazendo neste momento seu planejamento neste sentido – no documento que aprovamos conseguimos estabelecer diretrizes em várias áreas, já que foram 11 grupos temáticos que trabalharam, pensando em alternativas, soluções, demandas, para que pudéssemos garantir para nossa comunidade um retorno seguro e gradativo. Então, a resolução é produto do esforço de um grande número de servidores e de estudantes, e esse documento foi sistematizado e apresentado ao Consup na semana passada e aprovado”, analisa Manoel.
Ele conclui que “a resolução acrescenta muito para garantir uma melhor orientação para os campi do IFFluminense avançarem de forma segura para o nosso tão almejado retorno presencial. A minha impressão a respeito dessa resolução é muito positiva. Acredito que temos hoje um documento muito bom, que traz diretrizes muito claras e objetivas sobre todos os aspectos necessários para que os nossos campi organizem da melhor forma possível o processo do retorno”.
Visitas aos campi
O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, vem promovendo uma mobilização institucional, em paralelo aos grupos de trabalho para o retorno presencial, a partir da agenda de conversas com os campi do IFFluminense. Até o momento, o percurso do reitor contou com visitas presenciais aos Campi Cabo Frio, Bom Jesus do Itabapoana, São João da Barra, Macaé, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã, além de reuniões virtuais com as equipes gestoras dos Campi Santo Antônio de Pádua e Cambuci. Na semana passada, as visitas foram aos Campi Maricá e Campos Centro, e as reuniões com as comunidades dos Campi Pádua e Cambuci.
Jefferson destaca que, durante seu percurso em todas as comunidades, ficou evidente que a Instituição está comprometida e se preparando para a retomada de suas atividades letivas para receber os alunos e servidores de maneira segura e com um planejamento bem estruturado. “Agradeço a todos nossos colegas gestores e suas equipes pelo carinho do acolhimento e por viabilizar esses momentos tão especiais. Estou muito bem impressionado com o que vi ao longo dessas três últimas semanas. Sei que o tempo é muito complexo e desafiador, mas nosso IFF está em muito boas mãos”, avalia o reitor.

por Comunicação Social da Reitoria IFF

DIRETOR DO PRESÍDIO DE CAMPOS É EXONERADO APÓS TRANSFERÊNCIA DE PRESO “TIK TOKER”

Preso mostrava a rotina na unidade prisional nas redes sociais
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) confirmou, nesta sexta-feira (5), que o diretor do Presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos dos Goytacazes, foi exonerado do cargo após a descoberta do caso de um detento que utilizava redes sociais no interior da unidade.
Além disso, o detento foi punido com sanções disciplinares e encaminhado, na última terça-feira (2), para uma unidade de segurança máxima, a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), no Complexo de Gericinó.
Ainda em decorrência do episódio, foi realizada uma revista geral no Presídio Dalton Crespo de Castro e foram encontrados 17 celulares, 13 Chips, além de uma pequena quantidade de drogas e outros itens não permitidos.
A Seap informou, por meio de nota, que “ A Corregedoria do órgão irá apurar, com rigor, o ingresso do material não permitido. E é importante lembrar que a atual gestão tem realizado, com frequência, operações para impedir o ingresso de materiais ilícitos nas unidades prisionais fluminenses”.
Por meio das reses sociais, o preso mostrava a rotina dentro da unidade prisional, deixando claro o acesso a aparelhos de telefone e internet dentro da unidade. Os vídeos que mais repercutiram nas redes foram um em que ele mostrava o café da manhã, quando preparava misto quente, e outro em que ele exibia dia da faxina na unidade.

Jornal Terceira Via

CÂMARA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO NORTE CONSEGUE EMENDA PARLAMENTAR DE R$ 250.000,00 PARA AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS

A viagem dos nossos Vereadores a Brasília, continua rendendo frutos.
Tá na Conta, Bom Jesus do Norte!
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Norte, recebeu mais uma boa notícia, fruto do trabalho dos nossos Vereadores.
No mês de Março de 2021 do corrente ano, a Câmara Municipal de Bom Jesus do Norte, representada por seus Vereadores, esteve em Brasília na Câmara dos Deputados.
Na oportunidade, o Deputado Federal Neucimar Fraga, atendeu aos pedidos dos nossos Vereadores, garantindo que ainda neste ano estaria liberando uma emenda de R$ 250.000,00 para aquisição de veículos.
Como o nosso Deputado é um homem de palavra, no dia 27 de outubro, a promessa se cumpriu.
Foi depositada na conta de nosso município, emenda parlamentar de R$ 250.000,00.
Está provado que com trabalho sério, os resultados aparecem.
Câmara Municipal de Bom Jesus do Norte
Trabalhando de verdade
Divulgação/Ascom

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quinta-feira, 4 de novembro de 2021

DR. LUCAS NUNES PEREIRA - ATENDIMENTO DIA 17/11, ÀS 13 HORAS, NA CAMIL EM BOM JESUS

Dr. Lucas Nunes Pereira - Neuropediatria e Neurologia Adulto - Atendimento na Camil em Bom Jesus do Itabapoana. Agenda aberta para Atendimento no Dia 17 de Novembro de 2021 a partir das 13 Horas.
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NESTA SEXTA-FEIRA TEM PROMOÇÃO NA PADARIA ROQUE

Bolo Redondo R$ 5,99
Pão Sovado R$ 3,99
Pizza R$ 12,99
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HOHOHOHO!!! ENTÃO VÊM CHEGANDO O NATAL!

A ACEBJI e o SICREDI convidam a população para assistir, amanhã (05/11) a partir das 18h, a Live de lançamento da Campanha Natal da Sorte 2021. Será um momento de bastante alegria, sorteios, brincadeiras e supressas.
Acompanhe conosco através da página do Facebook da ACEBJI.
Natal da Sorte! Um Natal de Esperança! O amor que nos une.
Feliz Natal!!!
Patrocínio:
Sicredi
Apoio:
Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana
Realização:
Associação Comercial e Empresarial de Bom Jesus do Itabapoana
Um comércio fortalecido depende de todos nós!
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SEXTA DO PÃO NOS SUPERMERCADOS REZENDE

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TERRENO À VENDA POR R$60.000,00 NO PIMENTEL MARQUES EM BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ

🔸 Área Total: 250 m².
📍Localizado na Rua Ver. João Batista de Almeida nº180 - Pimentel Marques - Bom Jesus do Itabapoana/RJ.
Agende uma Visita! 📲 (22) 3831-2788 e (22) 99984-0440.
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RAFINHA SUPERMERCADO TUDO MAIS BARATO

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PLACA COM ERRO DE GRAFIA CHAMA ATENÇÃO EM SÃO JOSÉ DO CALÇADO E VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS

Algo de errado não está certo...
Uma placa de sinalização com um erro de grafia viralizou nas redes sociais e deu o que falar entre os moradores de São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo. Na saída do município pela ES 484, a mensagem “Boa Viajem. Agradecemos sua visita” agradecia a passagem das pessoas pela cidade. O problema é que a palavra "viajem" deveria estar escrita com a letra "g": "viagem".
Segundo o Detran, a empresa responsável foi acionada na noite de quarta-feira (3), assim que teve conhecimento do erro ortográfico na placa de sinalização. A correção foi feita na manhã desta quinta-feira (4).

A Gazeta

TERRENO À VENDA POR R$ 70.000 NO JARDIM VALÉRIA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ

Área Total: 240 m² (12x20).
Localizado na Rua José Augusto Vieira nº 241 - Jardim Valéria - Bom Jesus do Itabapoana/RJ.
Agende uma Visita! (22) 99984-0440 e (22) 3831-2788.
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SEXTA DA PADARIA NOS SUPERMERCADOS FLUMINENSE

Sexta da Padaria!
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TERRENO À VENDA NO SANTA TEREZINHA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ

Área Total: 256,65 m² . Sendo 10.69m de frente, 10.69m de fundos, 24m pelo lado direito e 24.00 m pelo lado esquerdo
Localizado na Rua Jayme Dutra do Carmo nº 33 - Santa Terezinha - Bom Jesus do Itabapoana/RJ.
Agende uma Visita! (22) 99984-0440 e (22) 3831-2788.
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TÁ ESPERANDO O QUE PARA FAZER SUA MATRÍCULA NO IPE!?

Tá esperando o que para fazer sua matrícula!?
#Vemproipe 👨🏽‍🏫🧑🏼‍🏫👩🏻‍🏫
Estamos com turmas abertas, manda uma mensagem pra gente e confira os detalhes.
#novembro
#enfermagem
#blacknovember
#estudos
#cursos
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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DESATIVADA EM MIMOSO DO SUL VAI VIRAR MERCADÃO, DIZ PREFEITURA

A implementação do Mercadão Municipal está prevista para ser realizada no próximo ano.
A antiga estação ferroviária de Mimoso do Sul, no Sul do ES, irá se transformar em mercadão para artesãos e produtores rurais. O anúncio foi feito pelo Prefeito Peter Costa (Republicanos) na tarde desta quarta-feira (03).
Segundo o prefeito, além do mercadão o maior objetivo é a preservação do patrimônio cultural ferroviário do Estado do Espírito Santo.
A implementação do Mercadão Municipal está prevista para ser realizada no próximo ano.

Da Rede M1

CONCESSIONÁRIA ÁGUAS DO RIO SUBSTITUI CEDAE E ASSUME SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM SFI

A concessionária Águas do Rio vai assumir os serviços de operação plena de água e esgoto em São Francisco de Itabapoana (SFI), nesta segunda-feira (1), em substituição à Cedae. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, esteve na sede da empresa, na capital fluminense, na sexta-feira (29), para receber o comunicado oficial da concessionária. Já em SFI, dirigentes da empresa se reuniram, no mesmo dia, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Estivemos com o diretor da ‘Águas do Rio’, Pedro Freitas, um dos responsáveis pelas operações nas cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Em nome da prefeita Francimara, demos boas-vindas à empresa e que possa prestar um serviço de excelência para todos os moradores do nosso município”, ressaltou Tininho.
De acordo com a Águas do Rio, neste primeiro dia de operação, a empresa vai executar 150 metros de extensão de rede de água em Santa Clara. Nesta fase inicial do cronograma de atividades, a concessionária informou que vai instalar equipamentos de tecnologia moderna para monitorar remotamente quatro poços, visando a melhoria do atendimento aos clientes e sistemas de alarme em toda unidade.
A empresa acrescentou que também realizará avaliações e tratamento da água do poço, onde é feita a captação de água (poço hospital) e testes de vazão em nove poços, estimando que mais de oito mil famílias serão beneficiadas com fornecimento de água contínuo.
Reunião na CDL - O secretário de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, representou a prefeita Francimara durante o encontro na CDL, que teve a presença do outro diretor das Águas do Rio responsável pelas operações nas cidades do interior do Estado, José Carlos Almeida.
“Participaram diretores lojistas, comerciantes, presidentes de Associações de Moradores, representantes de ONGs e lideranças comunitárias locais. O diretor falou sobre as ações previstas para os próximos cinco anos e as que posteriormente serão realizadas nos 30 anos seguintes, além dos investimentos na área social que a empresa pretende desenvolver no município. Nesta segunda (1), a Águas do Rio já estará atendendo no mesmo prédio onde funcionava a Cedae”, disse Batista.
A prefeita Francimara está otimista com os investimentos anunciados pela Águas do Rio, além dos novos postos de trabalho que serão abertos no município, tendo a promessa da empresa de priorizar a contratação de mão de obra local.
“Vale lembrar ainda que, durante o meu primeiro mandato à frente da Prefeitura de SFI, demos início ao processo para as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), através da conquista de R$ 6 milhões na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), uma contribuição valiosa para que finalmente agora possamos ter esgoto tratado no município”, destacou a prefeita.

Fonte: Ascom

LOOK DE QUINTA-FEIRA NA GARNIER

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NÍVEL DO RIO PARAÍBA CHEGA 8M EM CAMPOS E DEFESA CIVIL ORIENTA A NÃO ESTACIONAR NO CAIS

O Rio Paraíba do Sul alcançou a marca de 8,05 metros na área central de Campos na manhã desta quinta-feira (4), às 10h. O aumento repentino do nível se deu em razão do aumento do volume de água defluente liberado em Santa Cecília. A expectativa é de que o nível eleve cerca de 1 centímetro por hora, até que estabilize. O setor de Monitoramento da Defesa Civil está fazendo acompanhando ininterrupto destas oscilações. A orientação do órgão neste momento é para que os motoristas não estacionem em toda área do Cais para evitar prejuízos.
O nível atual do Paraíba está 2,35 metros abaixo da cota de transbordamento, que é de 10,40 metros. Portanto, a população, principalmente a ribeirinha, pode ficar tranquila, pois não há risco de o Paraíba do Sul sair da caixa neste momento.
Qualquer mudança de cenário será informada pela Defesa Civil, que faz monitoramentos diuturnamente. Para ter acesso a todos os alertas emitidos por SMS pelo órgão, basta que o cidadão se cadastre gratuitamente através do número 40199. O texto encaminhado na mensagem deve se resumir ao número do CEP.

Fonte: Ascom