Segundo o professor de meteorologia agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), José Carlos Mendonça, a previsão é de chuvas fortes, de até 70 milímetros, para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Ele ressaltou que, além de alagamentos, tais chuvas também podem provocar transtornos como descargas elétricas, queda de árvores e de energia.
Mendonça informou que chuvas fortes com volumes altos são comuns nessa época do ano. “Estamos na época das chuvas. É comum termos, entre 15 de novembro e 15 de dezembro, chuvas de alta intensidade, que chamamos de chuvas conectivas. São chuvas no final de tarde, muito comuns nessa época. Essas chuvas são de grande volume, em pouco espaço de tempo e, por isso, costumam causar transtornos”, disse ressaltando que a chuva é provocada por uma frente fria que chega ao Estado do Rio. O especialista informou ainda que para o verão a previsão é de altas temperaturas e poucas chuvas.
Em Itaperuna, vários moradores fizeram vídeos e compartilharam nas redes sociais. A área central do município foi um dos mais prejudicados. Uma árvore no bairro Cidade Nova também foi derrubada pelo vento. Em algumas vias, devido ao grande volume de água, correntezas se formaram e alguns objetos chegaram a ser levados por elas.
De acordo com o Inmet, a temperatura nesta segunda variou entre 21ºC (mínima) e 30ºC (máxima). Já para esta terça a previsão é de temperatura entre 20ºC e 24ºC, com tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas, à noite.
Folha 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário