A primeira edição do programa Fazenda Legal acontece em Itaperuna, no Noroeste do estado, nesta sexta-feira (6) e sábado (7). Nesta nova etapa, o projeto itinerante, que foi criado em 2005, levará a 10 municípios a agricultura do futuro, conectando agricultores e produtores a empresas desenvolvedoras de tecnologia, investidores e governo, com o intuito de impulsionar o agronegócio.
— Eventos como o Fazenda Legal são muito importantes para o produtor rural. Tem o propósito de transformá-lo em empreendedor. O programa possui ações exclusivas, onde será possível expandir o acesso do agricultor ao campo da tecnologia e informação, possibilitando a transformação de sua propriedade em um negócio rural bem sucedido. Ter esse contato direto com a tecnologia do futuro e obter conhecimento possibilita alavancar sua produção — ressalta Alex Grillo, secretário de Agricultura.
No Brasil, a agricultura é um dos setores econômicos que mais emprega. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio brasileiro registrou a abertura de mais de 61 mil vagas em 2020. No estado do Rio de Janeiro, segundo maior mercado consumidor do país e onde 92% das propriedades possuem área inferior a 100 hectares, o agronegócio é a alternativa para a geração de empregos, por meio da expansão nas atividades agropecuárias.
O Fazenda Legal é a união entre o campo e a tecnologia para o aumento da eficiência produtiva. E a ideia é que o produtor rural do estado possa cumprir a nobre missão de produzir alimentos para a população, de forma organizada, empreendedora e responsável.
Ao longo dos anos, o Fazenda Legal atendeu cerca de 15 mil produtores em todo o estado. A prioridade é atrair o produtor rural e promover seminários para conscientizá-lo sobre a complexidade da legislação que envolve o exercício da atividade rural.
O programa foi criado em 2005 com a finalidade de propagar, gratuitamente, informações e conhecimentos da área rural, apontando o melhor caminho para manter o produtor em dia com as suas obrigações legais.
Na tenda da Emater-Rio os técnicos extensionistas irão instruir os produtores sobre o programa de isenção ICMS Luz Rural, além da renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e emissão de atestado do produtor rural.
— Está apto a receber a isenção o produtor, seja Pessoa Física ou Jurídica, que mantenha em seu estabelecimento a exploração comercial de pelo menos uma atividade econômica primária agrícola, pecuária, pesqueira, de extração de produtos vegetais, assim como a criação animal de qualquer espécie — detalhou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.
Ônibus do RJPET estacionará na cidade
O evento em Itaperuna contará também com a participação do PetMóvel, uma parceria da pasta com o Senac, disponibilizando atendimento aos pets.
O ônibus irá oferecer serviços gratuitos de banho e tosa para pets no Fazenda Legal 2022 (lembrando que o número de atendimento é limitado), e os atendimentos serão agendados por ordem de chegada. Para participar, o cão precisa ser manso e o tutor deve levar sua carteira de identidade e o certificado de vacinação do pet.
Além disso, uma equipe do RJPET estará junto ao PetMóvel, para esclarecer todas as dúvidas dos moradores em relação a como se cadastrar para realizar a castração de seu animal de graça, por meio do projeto "RJPET: 100 mil castrações". Lembrando que o município de Itaperuna conta com uma clínica parceira do projeto que realiza os procedimentos totalmente de graça.
Fonte: Governo do Estado RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário