Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2023

GOVERNADOR DECIDE CONSTRUIR PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA NO INTERIOR DO RIO

Um assunto tem gerado polêmica, principalmente no Norte e Noroeste Fluminense. É que o Governador Cláudio Castro decidiu construir – em Macaé ou Itaperuna – um presídio de segurança máxima do Rio de Janeiro, como objetivo de encarcerar os chefões das facções que atuam no Estado.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a construção da unidade teria se tornado necessária após Bangú 1, que foi erguida há 35 anos com esse mesmo propósito, não estar sendo eficaz para criminosos perigosos.
Contudo, a notícia gerou grande repercussão nas redes sociais de Macaé. O Presidente da Câmara, vereador Cesinha, se posicionou contra a notícia na sua página pessoal. “Antecipo meu posicionamento totalmente contra a possibilidade de ser construído um presídio em Macaé. Já estou, desde cedo, mobilizando autoridades para unirmos forças contra isso. Temos a necessidade de muitos investimentos do Estado, mas para saúde, educação e infraestrutura.”
Segundo o Portal Itaperuna Notícias, em 2002, a população itaperunense foi convocada para uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores. Na época, associações de moradores e clubes de serviços foram contrários a criação de um presídio na cidade, o Diomedes Vinhosa Muniz, inaugurado em 29 de novembro de 2003. Entretanto, o Judiciário se comprometeu que, “seria apenas uma Casa de Custódia”, e que o local não seria um presídio, somente uma estrutura para receber os presos até o seu julgamento. Porém, os anos se passaram e criou-se um presídio que, atualmente, abriga pessoas já condenadas em processos com trânsito em julgado, o que pode ter aumentado fluxo de pessoas ligadas ao crime organizado migrando para o interior.
Os moradores, agora em 2023, mantém novamente a mesma fala de 2002: “somos contra presídio de segurança máxima ou qualquer outro presídio”.

Fonte: RJ Interior/Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário