A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos (SMMAARH), abriu nesta segunda-feira (06/05) as atividades do projeto “Agente Mirim: Produtores e Promotores de Saúde Ambiental” em 2024. Esta é a segunda edição do evento.
O foco desse ano são escolas localizadas nos distritos. Em 2023 o projeto teve boa aceitação entre alunos e professores da zona urbana do município, tanto que foi incluído no Programa Municipal de Educação Ambiental. A SMMAARH tem como parceira a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e planeja implementar o trabalho todos os anos.
A Funasa disponibilizou material para a aplicação do projeto nas escolas. Trata-se de uma caixa que contem revistas em quadrinhos. As histórias falam de compostagem, alimentação saudável e produção de mudas. O material também fala dos perigos da água parada, onde o mosquito Aedes aegypti pode se proliferar e virar um transmissor da dengue e outras doenças.
Outra história importante, que fecha a revistinha, é sobre saneamento e mudanças climáticas, que causam enchentes, deslizamentos e outros desastres que colocam em risco o meio ambiente e a vida humana. O projeto “Agente Mirim: Produtores e Promotores de Saúde Ambiental” vai até dezembro, quando os alunos terão uma formatura com a entrega de certificados de agentes mirins, para atuar nas comunidades.
Ascom PMBJI
Redação News BJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário