No último 09 de abril, o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana comemorou os 50 anos da fundação do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB). A efeméride, que inicialmente pretendia-se comemorar durante todo o ano, com um enfoque especial no primeiro semestre, teve que ser adiada. Muitos de nós fomos surpreendidos com a portaria 167, do dia 16 de março de 2020, a qual suspendeu as atividades nos campi do IFF em razão da pandemia do COVID-19. Os planejamentos de eventos, exposições e atividades com a comunidade escolar foram brevemente interrompidos.
O CTAIBB iniciou suas atividades em 9 de abril de 1970. A princípio, foi mantido pela Fundação Educacional de Bom Jesus, ligada à prefeitura da cidade. Com a concessão do terreno localizado na entrada do município, que pertencia ao Ministério da Agricultura, o colégio começou suas atividades, sob a direção de Hélio Bastos Borges, irmão do fundador, que faleceu no dia da assinatura do convênio.
Ildelfonso Bastos Borges tinha como proposta criar uma escola com foco em veterinária e estudos agropecuários. O nome do colégio ficou em homenagem ao fundador, que faleceu no período da inauguração. O CTAIBB iniciou suas atividades com dois cursos técnicos: Agropecuária e Economia Doméstica Rural. Em um período em que os cursos técnicos ganhavam destaque no país, o CTAIBB se tornou uma instituição de ensino importante para a região ao oferecer a modalidade a alunos de diferentes realidades sociais, consolidando-se na cidade como uma instituição de ensino de qualidade.
Em 1973, devido à dificuldade de manutenção do colégio, a Prefeitura e a Fundação Educacional de Bom Jesus iniciaram seus contatos com a Universidade Federal Fluminense (UFF), no intuito de firmar um convênio para integrar o CTAIBB às atividades da universidade e manter ações de extensão com a comunidade em seu entorno. A universidade, nesse momento, alçava projetos de anexação de colégios no interior do estado fluminense, com a integração de dois colégios agrícolas: em Pinheiral/RJ, em 1986, com a integração do Colégio Técnico Agrícola Nilo Peçanha; e, em 1974, unificou à universidade o CTAIBB, como núcleo de estudos avançados agrícola da Faculdade de Educação.
O Colégio “Agrícola”, como ficou conhecido na cidade, durante 34 anos esteve ligado à UFF. Atuando como um polo de estudos e pesquisa associado às novas técnicas e teorias presentes na Universidade, oferecia atendimento aos diferentes municípios localizados na região fronteiriça entre o Noroeste Fluminense e o sul do Espírito Santo. Entre os anos de 1975 e 2007, ofertou apenas o curso Técnico em Agropecuária vinculado ao Ensino Médio. O uso de técnicas e tecnologias inovadoras integradas ao conhecimento acadêmico e a formação de professores eram os pilares da atuação do CTAIBB.
Em 2007, por meio de iniciativa do governo federal e do MEC em interiorizar e reestruturar a educação básica, técnica e tecnológica federal no país, com a ampliação dos Institutos Federais, o CTAIBB, recebeu o convite do Instituto Federal Fluminense (IFF) para integrar-se ao IFF, como campus de ensino básico, técnico e tecnológico (Lei º 11.892, de 29/12/2008).
A partir de 2009, integrado ao IFF, o campus começou a expandir as possibilidades de formação na região noroeste fluminense. Atualmente, oferece os cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Química, além do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia da Computação. Além dos cursos superiores e integrados, a instituição oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), concomitantes e de Ensino à Distância.
O espaço escolar é um local que fornece uma formação além do caráter cientificista e pragmático. Quantas histórias e memórias são criadas e recriadas ao longo dos anos? Quantas pessoas passam por nossos bancos e criam redes de amizade e afeto? Quantas vezes nos recordamos dos dias de estudos regados a risos ou desabafos? A escola é um dos locais que formam nossa identidade. Estudantes, professores, gestores e funcionários constroem através de um processo dinâmico a história e memória da instituição, que também faz parte de nossas vidas.
Maria Ciavatta, em seu artigo “Arquivos da memória do trabalho e da educação e a formação integrada”, afirma que “a identidade que cada escola e seus professores, gestores, funcionários e alunos constroem é um processo dinâmico, sujeito permanentemente à reformulação relativa às novas vivências, as relações que estabelecem. De outra parte, esse processo está fortemente enraizado na cultura do tempo e do lugar onde os sujeitos sociais se inserem e na história que se produziu a partir da realidade vivenciada, que constitui ela mesma “um lugar de memória”.
Portanto, uma vez que compreendemos a escola como um lugar de memória, ampliamos a concepção que fazemos desse espaço. Para além das aulas e provas, as relações sociais e culturais produzidas no âmbito escolar criam e recriam identidades. Nesses 50 anos de CTAIBB, uma certeza nos é dada, muitas memórias, amizades e afetos foram criadas tendo como pano de fundo nossas salas, corredores, laboratórios, áreas esportivas e locais de aulas práticas. Muitos professores e funcionários são lembrados com carinho pelos estudantes e vice-versa. O IFF Bom Jesus segue sua missão já cinquentenária de construir com a comunidade uma educação pública e de qualidade, mesmo com todos os desafios que são impostos. Com o apoio de toda sociedade, seguiremos firmes por mais 50 anos, criando e recriando laços, memórias e identidade.
por Fabrício Luiz Pereira, coordenador do Centro de Memória do IFF Bom Jesus