Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2018

CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA NO ES A PARTIR DESTE MÊS


Foto/Exoss
A chuva de meteoros Geminids é a próxima que tem alta atividade de meteoros. O pico da atividade será no dia 14 de dezembro de 2018, e poderá ser vista do Espírito Santo.
De acordo com o Instituto Exoss Citizen Science, para ver a chuva, é recomendado locais com menor poluição luminosa para melhor observação. Esses meteoros também são vistos no hemisfério sul, mas apenas no meio da noite e a uma taxa reduzida, ou seja, a taxa de 150 meteoros por hora é para o hemisfério norte.
Na madrugada de 13 para 14 de dezembro após a meia noite, será possível ver a partir do Leste (onde nasce o sol). Nesta noite a lua estará 45% iluminada e não irá atrapalhar muito a observação.
A chuva de meteoros Geminids é considerada um dos melhores "chuveiros periódicos". Esta chuva ocorre todos os anos, com meteoros brilhantes que podem ser vistos no céu noturno a taxas horarias elevadas, em locais distantes de céus poluídos pela luz. Historicamente não se tem notícias desta chuva antes do século 19.
O astrônomo e matemático Quetelet foi o primeiro a fazer referências acerca de ocorrências de bólidos em 12 de dezembro de 1830. Somente em 1901 observações sistemáticas foram conduzidas por Dole, em Massachusetts – EUA, se concretizando melhor entendimento sobre o radiante Geminids.
>> É muito importante conhecer sua posição, de início você precisa direcionar-se ao leste;
>> Elevando seu olhar você encontrará logo acima uma estrela brilhante, de magnitude -1,46, chamada Sirius, da constelação Cão Maior;
>> Observando a sua esquerda você encontrará as famosas três Marias (da esquerda para direita), Mintaka, Alnilam e Alnitak, da constelação Órion.
>> A partir das três Marias olhe próximo ao horizonte nas estrelas Castor e Pollux da constelação Gêmeos. O radiante está localizando ao lado esquerdo da estrela Castor.
O melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer. Fragmentos da Líridas podem penetrar na atmosfera, sem qualquer risco, e provocar um brilho intenso.
O Instituto Exoss Citizen Science é uma organização sem fins lucrativos que busca estudar meteoros e bólidos, suas origens e características.

Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário