Uma doença silenciosa que atinge 1 em cada 11 pessoas no mundo, dados da organização Mundial da Saúde. A diabetes é uma doença que mutila e mata milhares de pessoas. No Município de Bom Jesus do Norte, por orientação do Prefeito Marquinhos Messias, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um programa de apoio intensivo ao diabético, que envolve acompanhamento e monitoramento permanente, feito por médicos especialistas e enfermeiros, distribuição de Kits para pacientes insulinos, além de palestras abordando diversos aspectos da doença.
O Dia 14 de novembro é lembrado como o Dia Mundial do Diabetes, que tem por objetivo promover ações destacando a importância da prevenção e educação em diabetes. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu vários pacientes atendidos pela rede, para participarem de uma importante palestra, tendo como foco a alimentação adequada ao diabético. O encontro aconteceu na unidade Estratégia Saúde da Família, do bairro São João e foi conduzida pela Nutricionista, Aldany Souza Borges.
A nutricionista falou sobre mitos e verdades de alguns alimentos, inclusive dando exemplos sobre as diferenças de alimentos Diet e Ligh. De maneira didática, Aldany apresentou rótulos de alguns alimentos e orientou os participantes como fazer a leitura nutricional disponível nos rótulos. Ao final do encontro, foi dedicado um tempo para tirar dúvidas.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são 12,5 milhões de diabéticos, colocando o País em 4º lugar em casos de diabetes no mundo, sendo a China 1º lugar, índia em 2º e Estados Unidos em 3º.
Ascom PMBJN
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário