Páginas

sábado, 2 de novembro de 2019

POLÍCIA MILITAR REALIZA FORMATURA DE 63 ALUNOS DO PROERD NO MUNICÍPIO DE APIACÁ (ES)






A 15ª Companhia independente da Polícia Militar do Espírito Santo realizou na noite desta quinta-feira, dia 31 de outubro de 2019, na escola Municipal Maria de Lourdes Alves, localizada no município de Apiacá (ES), a formatura de 63 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.

Após apresentar o PROERD para a diretora da escola, a senhora Léia Eid Imad Roza e para as professoras do 5º ano do Ensino Fundamental: Inez Virgínia dos Santos Alves e Fabíola Lazarini Pimentel, o In​strutor-PROERD, 1° Sargento PM Moisés de Paula da Silva iniciou a aplicação do programa para 63 discentes do 5º ano do ensino fundamental e no dia 31 de outubro de 2019 foi realizada uma Cerimônia de Formatura no Auditório Gabriel da Silveira, localizado na escola municipal Maria de Lourdes Alves – Apiacá (ES), às 19h00min.
Estiveram presentes na formatura do PROERD em Apiacá: o subcomandante da 15ª Companhia Independente, Capitão PM Igor Barcellos Rody, o prefeito, o Secretário Municipal de Educação, o Presidente da Câmara de Vereadores de Apiacá, entre outras autoridades.
Ao longo de quase quatro meses de curso, as crianças aprenderam não somente a dizer ‘NÃO’ às drogas, mas também bons valores do convívio social e servirão como multiplicadores dos ideais do PROERD.
Como parte das atividades em sala de aula, os alunos da escola Maria de Lourdes Alves, elaboraram uma redação sobre o tema: “PROERD”. Dentre todas as redações foi selecionada a considerada 1° lugar geral que foi confeccionada pelo aluno Otávio da Silva Ribeiro, conforme transcrição abaixo:
“O PROERD é um programa que ensina as crianças a fazerem escolhas boas, pois boas escolhas terão boas consequências e assim seremos bons cidadãos.
Com o PROERD fomos aconselhados a fazermos escolhas certas ficando longe das drogas, sendo educados, respeitosos e praticando empatia, porque a vida deve ser assim: o que não queremos para nós não devemos querer para o outro. Por isso, tenho orgulho de ter passado por essa experiência maravilhosa que foi participar do PROERD.
Graças a esse programa o mundo pode mudar para melhor, para todos nós. Hoje só tenho a agradecer por tudo que nos ensinou. Mesmo que eu perca a memória jamais esquecerei os ensinamentos que recebi.
Por tudo isso é possível afirmar que o PROERD está treinando as crianças para que não tenhamos que remendar os adultos.
Eu tenho 10 anos, sou aluno do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Maria de Lourdes Alves e meu nome é Otávio da Silva Ribeiro”.
O PROERD tem como principal objetivo prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem os malefícios do uso dessas substâncias, resistirem às pressões e à influência para usá-las. Além de estabelecer uma relação de confiança entre Policia Militar e o estudante-cidadão.
O 1º Sargento PM Moisés, Instrutor-PROERD e Pós-graduado em Política e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ressalta que a prevenção primária ao uso abusivo de drogas é indubitavelmente positiva do ponto de vista da eficácia e perenidade de seus resultados. Além de que algumas pesquisas revelam que o gasto com prevenção é 10 (dez) vezes menor que o custo com o tratamento do dependente do uso abusivo de drogas.
Divulgação

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário