Foto:Folha da Manhã
Um dos carnavalescos da Viradouro, escola de samba campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2020, Tarcísio Zanon é ex-aluno do Instituto Federal Fluminense (IFF), formado no curso superior de Design Gráfico no campus Campos Centro. A escola de Niterói levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Viradouro de alma lavada”, que contou a história das Ganhadeiras de Itapuã, assinado por ele e Marcus Ferreira. O reitor da instituição, Jefferson Azevedo, usou as redes sociais para parabenizá-lo: “Parabéns Tarcísio, quanto orgulho!!!”, postou.
Tarcísio é formado no curso de Designer Gráfico e posteriormente fez pós-graduação na Universidade Veiga de Almeida em “Carnaval e Figurino”. Em 2014, foi convidado pela Estácio de Sá para ser assistente do carnavalesco Jack Vasconcelos. Em 2015, foi campeão junto do carnavalesco Amauri Santos, alcançando a elite do Carnaval carioca. No ano seguinte, trabalhou no grupo especial com Chico Spizona, ganhando o Prêmio de Estandarte de Ouro com a Ala das Baianas.
Já em 2019, como carnavalesco da Estácio de Sá, foi campeão da Serie “A” levando a escola de volta ao Grupo Especial. Ainda no ano passado foi contemplado com os prêmios de melhor carnavalesco e melhor figurinista, pela revista Plumas e Paetês Cultural; melhor carnavalesco e melhor figurinista-conjunto alegórico, pelo site 100% Carnaval; melhor carnavalesco, pelo Youtube Beleza; e melhor conjunto alegórico, pelo site Carnavalesco. Diante do sucesso, foi contratado pela Escola de Samba Unidos do Viradouro de Niterói, para substituir o carnavalesco Paulo Barros.
Agora no Carnaval de 2020 acompanhado de seu marido Marcus Ferreira, Tarcísio mostrou mais uma vez o seu talento. O desfile da Viradouro mostrou as atividades que as Ganhadeiras exerciam: lavar roupa, carregar e vender água, cozinhar e vender alimentos, costurar, vender bugigangas, etc. Essas mulheres foram exaltadas no desfile como as "primeiras feministas do Brasil", pela força que tiveram para ir atrás da liberdade e pela importância para a cultura da Bahia. Foi o primeiro desfile do casal de carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, juntos na Viradouro.
Tarcísio é natural de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo, e filho de Guilherme Antônio Zanon de Souza e Aparecida Cruz Souza. Iniciou sua vida artística ainda muito pequeno, quando sem nenhum curso de arte ou ensinamento começou a desenvolver seu talento na pintura quadros. Ainda muito cedo, foi carnavalesco da Escola de Samba de Santa Rita da Floresta onde deu início a sua vida artística envolvendo-se com o carnaval.
Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário