Campos já tem três casos confirmados da Covid-19. Os dois novos casos são de profissionais de saúde. E agora são 12 casos suspeitos, dois deles em estado grave. Este foi o motivo do atraso da liberação da estatística da pandemia no município, geralmente atualizada às 18h. Que não foi feito até agora, às 20h, porque espera a gravação e divulgação de um vídeo da Prefeitura de Campos.
É correto um líder chamar para si a responsabilidade em tempo de crise. E quem conhece o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) sabe o quanto ele é zeloso desse papel. Mas essa centralização na liberação de informações, no desejo de trabalhá-la publicitariamente antes da divulgação, é antijornalística. E um erro crasso de comunicação. Que sempre foi calcanhar de Aquiles da atual administração municipal, apesar dos excelentes jornalistas que possui.
Cabe ao poder público, em suas várias esferas, liderar o combate à pandemia do novo coronarírus. Mas, uma vez que as informações tenham sido confirmadas, liberá-las de maneira rápida é uma obrigação com a sociedade. Se a maquiagem dos números reais da Covid-19 já é inevitável pela subnotificação advinda da falta de testes em massa no Brasil, sua maquiagem publicitária também é dispensável. O respeitável público agradece.
Folha 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário