A Escola Municipalizada Sebastião Pimentel Marques, em Bom Jesus do Itabapoana, realiza trabalhos pedagógicos diferenciados com os alunos. Nesta semana (06 a 10/03), os alunos da turma 601 já confeccionaram células animal e vegetal utilizando massa de modelar.
O aprendizado por meio da prática torna-se mais eficiente e dinâmico. Foi realizada também a aula inaugural do curso de Robótica I (08/03). Como metodologia ativa, a gamificação (ou gamification) pode ser definida como o uso de elementos ou técnicas de design de jogos em contextos diferentes dos ambientes de cada um deles.
“Na verdade, é definir e aplicar os aspectos ‘jogáveis’ de uma situação ou problema, levando as pessoas a usarem as estratégias e técnicas na busca de um objetivo comum”, explica a diretora Andrea Martins Guedes Gonçalves.
Na aula em questão, é utilizado o jogo de tabuleiro “Snakes and Ladders” para mediar, de forma lúdica, a aquisição de vocabulário relacionado aos numerais em língua inglesa. A gamificação tira vantagem dos desejos naturais que toda pessoa tem e que são aflorados durante uma disputa. “Na busca pela vitória, o ser humano trabalha competição, conquista, completude, status, altruísmo e colaboração”, concluiu a diretora Andrea.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
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