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quinta-feira, 17 de julho de 2025

ALUNOS DA UNIG ITAPERUNA PROTESTAM CONTRA MUDANÇAS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Estudantes da Universidade Iguaçu (UNIG), Campus V, em Itaperuna, se mobilizaram em protesto contra a recente reformulação no sistema de avaliação acadêmica, anunciada pela instituição para vigorar a partir do segundo semestre de 2025. A medida, segundo a reitoria, visa melhorar a experiência educacional e preparar os alunos para o mercado de trabalho. No entanto, diversas entidades estudantis classificaram a mudança como prejudicial e unilateral.
A nova metodologia estabelece a aplicação de três provas: a P1, mantida nos moldes tradicionais; a P2, que agora será cumulativa, abrangendo todo o conteúdo do semestre; e a P3, que passa a unificar segunda chamada e prova de recuperação, também com conteúdo integral.
A decisão causou forte reação entre os estudantes. O Diretório Acadêmico Renam Catharina Tinoco (DARCT), da Medicina, publicou uma nota de repúdio, afirmando que a mudança compromete o rendimento e o bem-estar dos alunos, além de dificultar a conciliação das disciplinas ao longo do semestre. O grupo também criticou a ausência de participação discente no processo de decisão. “Somos sistematicamente excluídos das decisões tomadas pela administração”, destacou o comunicado.
Na mesma linha, a Atlética de Enfermagem afirmou que a nova configuração “inviabiliza a conciliação adequada das múltiplas disciplinas”, além de ter sido implementada “sem planejamento participativo”. A entidade denunciou impactos na saúde mental dos estudantes e cobrou mais diálogo da universidade.
A Atlética de Fisioterapia também se manifestou publicamente contra a reformulação. Em nota, o grupo alertou para a sobrecarga cognitiva e o risco de evasão estudantil, especialmente entre alunos que trabalham ou enfrentam outras responsabilidades. A entidade solicitou a reavaliação urgente do novo modelo.

Guia do Estado

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