Foto:Márcio Mercante/Agência O Dia
Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar
alertas para não serem pegos de surpresa. A prova de vida dos segurados da
Previdência precisam fazer a comprovação a cada ano, dentro de um período de 12
meses em relação ao último recadastramento realizado. Sendo assim, aqueles que
concluíram o procedimento em janeiro do ano passado necessitam prestar atenção
para não terem o benefício suspenso, pois os 12 meses terminam este mês. Após
seis meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.
Além da agência bancária onde recebem os benefícios, os
aposentados têm como agendar pela Central 135 e fazer o recadastramento no
posto da Previdência. O recadastramento anual também pode ser feito via site
Meu INSS.
O segurado com mais de 60 anos de idade deve se dirigir
à instituição bancária que efetua seu pagamento de benefício para renovar a
senha de prova de vida, com o documento original ou se dirigir a qualquer posto
do INSS para a comprovação.
Já o segurado com dificuldade de locomoção, enfermo ou
em internação hospitalar pode entrar em contato com a Central 135 e solicitar a
visita de um servidor para fazer a prova de vida. O procedimento é obrigatório
e tem que ser feito dentro do período de 12 meses. Fica a cargo dos bancos
fazer a comunicação do procedimento anual por meio dos terminais eletrônicos de
autoatendimento e sites na internet.
Questionado por O DIA sobre dados atualizados da prova
de vida, o INSS informou que não havia. O último levantamento feito mostrava
que em julho do ano passado 25.726 benefícios foram suspensos no Estado do Rio
por falta de comprovação de vida. No país, 372.841 acabaram cancelados.
As datas para ir ao banco variam conforme com cada
instituição financeira. Alguns consideram a data do aniversário do beneficiário
para a convocação e confirmação de que estão vivos. Outros convocam o segurado
um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada
Na dúvida, aposentados e pensionistas do INSS, com menos
de 60 anos, devem procurar diretamente o banco pelo qual recebem o benefício.
As instituições oferecem a opção de ligações gratuitas. No Bradesco, o número é
0800 704 8383. No Itaú, 0800 722 7377; Santander, 0800 762 7777. No BB é
possível ligar para 0800 729 0722, e Caixa Econômica 0800 726 0101.
E como proceder caso o benefício seja suspenso? Basta
que o segurado se dirija ao banco onde recebe, mas não tenha conta corrente, é
preciso ir ao INSS. Para ter o benefício reativado deve apresentar documento de
identificação com foto, como identidade, carteira de trabalho e habilitação.
A Resolução 699/2019 estabelece permissões especiais
para comprovação de vida por meio de procurador para quem está fora do país por
motivo de viagem, com doença contagiosa, dificuldades de locomoção ou tenha
mais de 80 anos. O titular pode apresentar procurador. Mas há exigência que a
procuração seja cadastrada no INSS.
O procurador precisa ir a uma agência da Previdência com
um atestado médico emitido há menos de 30 dias e uma procuração registrada em
cartório.
O Dia