Nessas regiões o tempo seguirá instável com condição para chuvas de moderada a forte intensidade durante o dia
Dezenove municípios do sul do Espírito Santo poderão ser atingidos por fortes chuvas nesta quinta-feira (13). A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que emitiu um alerta vermelho para a região e também para municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O aviso especial é válido a partir da 0 hora desta quinta-feira e segue até às 23h59 do mesmo dia. Pelo aviso, as condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas.
Segundo o Inpe, nessas regiões o tempo seguirá instável com condição para chuvas de moderada a forte intensidade durante o dia. Ao final do período, haverá condição para acumulados elevados em alguns municípios.
O aviso é válido para os seguintes municípios capixabas:
- Alegre
- Apiacá
- Atilio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibitirama
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Presidente Kennedy
- São José do Calçado
Alagamentos e deslizamentos
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no sul do Espírito Santo e também em municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo há possibilidade moderada de enxurradas e alagamentos urbanos em áreas densamente povoadas e com deficiência de drenagem e canalização aberta, devido à possibilidade de pancadas de chuva localmente forte.
Nessas mesmas regiões, segundo o Cemaden, também existe possibilidade moderada de deslizamentos de terra. Por isso deve haver atenção principalmente para as áreas consideradas de risco, localizadas próximo a encostas, devido aos acumulados de chuva das últimas 72 horas, somados à previsão de chuva.
Redação Folha Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário