Páginas

domingo, 19 de abril de 2020

GOVERNADOR DO ES LIBERA ABERTURA DO COMÉRCIO EM MUNICÍPIOS COM BAIXO RISCO DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS

Governador anuncia abertura parcial do comércio no ES  — Foto: Reprodução/ Governo do ES
Foto/Reprodução Governo do ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) anunciou, neste sábado (18), a flexibilização na abertura do comércio de 72 municípios. A medida começa a valer a partir de segunda-feira (20). Na Grande Vitória, que concentra a maioria dos casos da Covid-19, as medidas de isolamento social e restrição do comércio estão mantidas.
Casagrande explicou que os municípios do estado foram divididos conforme o risco de contágio pelo novo coronavírus por “baixo risco”, “risco moderado” e “alto risco”. Nessa sexta-feira (17),o governador também renovou o decreto que proíbe o funcionamento de, cinemas e a realização de eventos até o dia 30 de abril.
Com essa classificação, nos municípios de “baixo risco”, a abertura dos comércios foi liberada e as prefeituras devem orientar a população para não acontecer aglomerações e os cuidados necessários para conter o vírus. Os trabalhadores desses comércios devem usar máscaras.
“A Grande Vitória e Alfredo Chaves são "risco alto" e os municípios que fazem fronteira, apesar de não terem uma grande quantidade de casos, receberam "risco moderado" por causa desse risco maior de contágio”, explicou o governador.
Nos municípios de risco moderado, o comércio também poderá funcionar, mas os funcionários e clientes serão obrigados a usar máscaras. Nos municípios com mais de 70 mil habitantes, o comércio terá que funcionar em dois turnos diferentes. As prefeituras que irão organizar esses turnos.
Nos municípios com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, que são os municípios da Grande Vitória e Alfredo Chaves, o comércio continuará suspenso até a próxima semana, quando a situação será reavaliada.
G1/ES


Nenhum comentário:

Postar um comentário