Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2020

GUAÇUÍ DECRETA OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARA COMO PREVENÇÃO AO COVID-19

A cidade de Guaçuí adotou o uso obrigatório de máscara em prevenção ao novo coronavírus. A cidade confirmou o segundo caso da doença nesta quarta-feira (22), data na qual a prefeita Vera Costa assinou o decreto 11.375 tornando obrigatório o uso do equipamento facial durante o deslocamento de pessoas em todo o município, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas.
“Neste momento, o correto é ficar em casa, só sair se for muito necessário, mas como as pessoas precisam sair de casa, algumas vezes, decidimos decretar obrigatório o uso de máscara”, afirma. “E siga todas as medidas de prevenção”, disse, destacando que o isolamento e o distanciamento social são as maneiras mais eficientes de evitar a contaminação, além de lavar sempre as mãos, com água e sabão, ou usar álcool em gel, além de tomar banho quando chegar em casa e colocar as roupas que usou no dia para lavar.
Medidas a serem seguidas
Por estar classificado como Risco Baixo, o comércio de Guaçuí voltou a funcionar, nesta quarta-feira (22), com todos os estabelecimento podendo abrir das 10 às 17 horas e mantendo a média de um cliente para cada 10 metros quadrados (m²), com os funcionários utilizando máscaras, obrigatoriamente, e sendo observado o distanciamento social nas filas (pelo menos um metro de distância entre cada pessoa). Supermercados, bares, lanchonetes, academias, reuniões públicas, cultos religiosos, teatro, biblioteca e atividades esportivas continuam com as orientações já especificadas em decretos publicados pelo estado e município.
Ao mesmo tempo, a população tem que manter isolamento social (principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco) e quem sair para a rua, o distanciamento social (para todos os casos), além das máscaras e as medidas de higiene.
No transporte público, as empresas têm que manter a higienização de veículos em nível Covid-19, providenciar a proteção obrigatória para tripulação (máscaras, álcool e luvas), instalar dispositivos de álcool em gel nos terminais e manter o distanciamento entre pessoas em filas para embarque. E a Prefeitura irá realizar o monitoramento de casos suspeitos e infectados, além de instalar o Sistema de Comando de Operações, assim como elaborar o plano de contingência e realizar barreiras sanitárias.
A população também pode colaborar, denunciando o descumprimento dessas medidas e orientações. A denúncia pode ser feita, apenas por mensagens, pelo telefone (28)99923-9942.

Aqui Noticias

2 comentários:

  1. Quando que a nossa prefeitura vai divulgar e obrigar a populaçao a usar as mascaras tambem!!!! Já passou da hora viu !!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa obrigatoriedade deveria ser adotada por todos os municípios, pois, infelizmente, o povo não esta acostumado a ficar trancado em casa... Bom Jesus deveria adotar a mesma medida de Guaçui, haja vista que as duas Bom Jesus é rota de inúmeras pessoas... Fui ao mercado aqui em Bom Jesus do Norte hoje e pude ver o quanto as pessoas tem medo de se prevenir, isso mesmo as pessoas estão com medo de usar mascaras, o cumulo do absurdo!!!!

    ResponderExcluir