Páginas

domingo, 5 de abril de 2020

SANTA ISABEL FUTEBOL CLUBE NA DÉCADA DE 1950

A imagem pode conter: 10 pessoas, texto que diz "BLOGIDO FAILTON DA PENHA"
Carlos Braga, Dedé, Arizão, Adailvo, Acainho e Celso Penha. Agachados: Vazinho, Arizinho, Cocota, Zé Gaspir e Zé Pretinho.
Várias formações foram alternadas desde a fundação do Santa Isabel Futebol Clube em 8 de março de 1943. Na década de 1950 essa alternação foi constante.
A foto entre 1953/1954 mostra, em pé: Carlos Braga, Dedé, Arizão, Adailvo, Acainho e Celso Penha. Agachados: Vazinho, Arizinho, Cocota, Zé Gaspir e Zé Pretinho.
Desses chegaram para jogar futebol na Usina, oriundos da Região de São João do Paraíso. Carlos Braga, Arizão, Arizinho, Cocota, Zé Gaspir e Zé Pretinho.
O foco era além de jogar futebol, trabalhar na Usina com a carteira assinada, mas alguns queriam apenas jogar bola e praticar o Amadorismo Marrom (Os jogadores eram pagos de maneira informal, para que se dedicasse apenas ao futebol). E foram muitos que passaram na Usina e defenderam as cores do Tricolor Usineiro, jogando e jogando.e também trabalhando.
COCOTA
O destaque nesse período ficou para o Cocota, chegou jovem com 18 para 19 anos, jogou no Santa Isabel por um período de dois, três anos e “andou”, foi para o Esporte Clube Barbará de Cachoeiro de Itapemirim, Americano de Campos, disputou o Campeonato Carioca pelo São Cristóvão e o Campeonato Paulista pela Portuguesa Santista da cidade de Santos, entre outros.
No início do ano de 1964, retorna ao Santa Isabel F.C, cumpre o estágio do profissional para o amador e ajuda O Santa Isabel na conquistar o Bicampeonato Bonjesuense de Futebol em 1965, participando de 16 dos 18 jogos, marcando 12 gols, além de artilheiro foi eleito o melhor jogador da competição.
Fonte/ Livro: Santa Isabel, Uma Paixão em Azul, Vermelho e Branco

Blog do Jailton da Penha-JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário