Os guardas civis municipais de Campos, no Norte Fluminense, estão sendo imunizados contra a Covid-19. A vacinação começou nesta terça-feira (30), para profissionais com inicial de A a J, já nesta quarta-feira (31), o imunizante é aplicado nos agentes com inicial de L a Z. A vacinação da categoria acontece após o aumento no número de casos e mortes pela doença dentro da corporação.
Um dos agentes que recebeu a vacina na terça-feira foi o Clécio Andrade, que não conteve a emoção ao ser imunizado.
"A gente tendo que vir cumprir expediente e, à tarde, vir pra frente do portão da Guarda ver um colega passando em um caixão... É um momento pra mim hoje sem palavras! Não tenho palavras para falar sobre essa emoção", disse o agente.
De julho do ano passado até a última sexta-feira (26), seis guardas morreram por Covid-19. Cinco desses profissionais, que estão na linha de frente, nas fiscalizações de aglomerações, morreram só nesse ano.
A morte mais recente foi a do guarda Donnovan Denis Ferreira, de 57 anos. Ele não tinha comorbidade e serviu ao município por 22 anos.
De acordo com a Associação dos Guardas Municipais de Campos, 80 profissionais foram infectados pelo novo coronavírus. A entidade chegou a reclamar sobre a falta de materiais básicos de proteção. A Prefeitura de Campos, no entanto, afirmou que oferece máscaras e álcool em gel para os profissionais.
Campos tem 714 agentes na Guarda Municipal, mas apenas metade, aproximadamente 350, atua efetivamente na linha de frente do combate à Covid-19.
A Prefeitura de Campos informou que está organizando um cronograma para estender a vacinação contra a Covid-19 para as outras forças de segurança, como policiais que atuam em hospitais, Bombeiros e Defesa Civil.
G1/Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário