Apesar da suspensão de grande parte das atividades presenciais do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, alguns setores mantiveram o funcionamento durante todo o período de pandemia. Os setores produtivos, por exemplo, não só continuam funcionando, como também registram melhorias nos resultados obtidos no campo. É o caso da produção de milho, que registra aumento de 253% na produtividade de volumoso, de 17 para 60 toneladas por hectare.
Segundo o técnico em Agropecuária Clinimar Oliveira Amaral, o crescimento é atribuído às tecnologias empregadas no cultivo do milho, como o plantio direto, a utilização de sementes melhoradas e a fertirrigação. “A adoção do plantio direto, que é uma tecnologia conservacionista, possibilitou a melhoria das características físicas e químicas do solo, aumentou o teor de matéria orgânica, e, consequentemente, aumentou a capacidade de retenção de água no solo, possibilitando economia de água para irrigação e a redução da perda de solo devido à erosão”, afirma. Para ele, essa ferramenta é essencial na busca pela sustentabilidade dos sistemas agropecuários.
O milho colhido será destinado à produção de silagem da planta inteira, objetivando a suplementação alimentar dos animais criados no Laboratório de Bovinocultura Leiteira do Campus Bom Jesus. A professora Rosana Cristina Pereira, do Curso Técnico em Agropecuária, conta que o gado leiteiro é criado no sistema de produção intensivo a pasto e a silagem de milho é fornecida aos animais na época seca do ano, período em que tanto a oferta como a qualidade do pasto diminuem, levando à necessidade da alimentação suplementar.
“Uma silagem de milho bem elaborada é um alimento de boa qualidade, com altos teores de energia e elevados níveis de matéria seca. Seu fornecimento pode contribuir para incrementar a produtividade do rebanho e reduzir o uso de concentrados, ajudando a melhorar a eficiência do sistema de produção, viabilizando a atividade pecuária”, explica Rosana. A professora destaca que a preparação de uma silagem de qualidade a baixo custo é fundamental, sendo o rendimento na colheita uma etapa importante do processo.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário