Rumores sobre transformar o serviço em Unidade Básica de Saúde geraram manifestações de protesto; Prefeitura nega, mas admite reestruturação
Moradores de Santo Eduardo, distrito da região norte de Campos dos Goytacazes, estão preocupados com a possibilidade de fechamento da Unidade Pré-Hospitalar do local. Desde que um vídeo passou a circular em redes sociais cogitando sobre a hipótese, pessoas da comunidade passaram a se manifestar contrários a suposta decisão da Prefeitura Municipal. Elas organizam protestos e abaixo-assinado. Procurada pela reportagem, a Subsecretaria de Comunicação emitiu nota negando que a unidade será fechada, mas admitiu que o governo estuda uma reestruturação da saúde.
O vídeo divulgado no Instagram por Fábio Grey Ferreira relata sobre os rumores de transformar a UPH de Santo Eduardo em Unidade Básica de Saúde. Isto faria com que o atendimento ao público deixasse de ser 24 horas para, supostamente, funcionar por 12 horas por dia, segundo comentários do homem que é servidor cedido para trabalhar na unidade. “É preciso evitar que isso aconteça. Seria uma desgraça perder o atendimento integral”, comenta na postagem.
A aposentada Elizabeth Ofrante sempre viveu em Santo Eduardo. Ela está bastante preocupada com a hipótese de transformarem a UPH em UBS.
“Ficamos sabendo há dois dias. Moradores e comerciantes deram início a um abaixo-assinado para encaminhar ao prefeito de Campos, pedindo para que a UPH seja mantida. Ai de nós se não fosse esse hospital. Ele atende até acidentados da região do Espírito Santo às vezes. Minha mãe é acamada, tem home care, mas também recorremos à unidade em caso de emergência”, conta.
Moradores afirmam que o atendimento na Unidade Pré-Hospitalar já foi melhor, mas vem decaindo nos últimos governos. “Tiraram a fisioterapia, o laboratório de análises clínicas e até as consultas com cardiologista que só voltaram este ano. No entanto, dependemos da UPH para muita coisa”, diz Elizabeth.
A professora e servidora pública Norma Dias é também de Santo Eduardo. Além do abaixo-assinado que já recolheu assinaturas em favor de manter a UPH, ela diz que moradores devem organizar um protesto. “Estamos nos informando sobre quais são as propostas da Prefeitura. Transformar o serviço em UBS não é adequado”, comenta.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos que se manifestou por meio de nota da Subsecretaria de Comunicação. O governo alega que o fechamento da UPH de Santo Eduardo é improcedente, mas admite que há um projeto de reestruturação da saúde, sem dar maiores detalhes.
“A Fundação Municipal de Saúde esclarece que não procede a informação de fechamento da UPH Santo Eduardo. A pasta informa ainda que está em andamento um estudo para a reestruturação geral da saúde no município, que deve respeitar os critérios da Atenção Primária e, principalmente, a questão orçamentária do município”, conclui.
Jornal Terceira Via
Por favor prefeitura faz valer os votos dados aos vereadores . "Que são a voz e força do povo * tirar essa
ResponderExcluirup. E negar a vida ao povo dessa cidade e *