Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2021

VACINAS CONTRA A COVID-19

Vacinas contra a COVID-19
CORONAVAC:
Fabricante: Sinovac/Butantan
Vacina que contém o vírus “morto” (inativado) da Covid-19. Ao entrar no organismo, gera uma resposta imunológica. É a forma mais comum de produzir vacinas.
Número de doses: 2 doses
Intervalo mínimo entre as doses: 28 dias
COVISHIELD
Fabricante: AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz
Essa vacina possui um vírus “vivo”, mas não é o coronavírus, é o adenovírus (vírus presente em chimpanzés). Apesar de vivo, o vírus é inofensivo, pois não tem o poder de se multiplicar. Entretanto, nosso organismo – ao identificar o “corpo vivo” – projeta carga máxima contra o intruso, o que explica o alto índice de reações adversas (febre, calafrios, dores no corpo, etc.).
Número de doses: 2 doses
Intervalo mínimo entre as doses: 12 semanas (3 meses).
COMIRNATY:
Fabricante: Pfizer
Vacina que não utiliza um vírus, mas sim uma molécula chamada RNA. Essa molécula é responsável por levar uma mensagem até as células com todas as informações genéticas do vírus, por isso é chamado de RNA mensageiro. É como se fosse um “manual de instruções” que ensina as células a criar uma defesa contra o vírus.
Número de doses: 2 doses
Intervalo mínimo entre as doses: 12 semanas (3 meses).
O intervalo entre as doses foi estipulado por cada laboratório farmacêutico a partir de estudos científicos que comprovam uma melhor resposta imunológica dentro desse intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose do imunizante. Vale ressaltar que, embora haja atraso no intervalo entre as doses, o mesmo não causará qualquer prejuízo ao esquema vacinal, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.
Se você pertence ao grupo contemplado no momento para ser vacinado, não perca tempo: vacine-se! Vacinas salvam vidas! Precisamos atingir uma grande proporção da população vacinada para que possamos vencer essa pandemia!
Enquanto não alcançamos essa meta, mantenha as medidas de precaução. Use máscaras, lave as mãos com frequência, use álcool 70% e evite aglomerações.
Ascom PMBJN

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário