Entre os dias 25 e 29 de outubro, serão realizados os testes operacionais do Sistema de Alerta Sonoro da usina, na PCH Francisco Gros, localizada em Alegre, no Caparaó. O sistema de alerta sonoro, faz parta da fase final da implementação do Sistema de Alerta (sirenes, aplicativo e placas de sinalização) da Statkraft, empresa responsável pela usina. E tem como objetivo, em uma situação de emergência com a estrutura da barragem, comunicar a população situada na chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS), região abaixo da barragem, de forma rápida, para que se direcionem aos pontos de encontro que foram definidos em conjunto com a Defesa Civil Municipal, localizados fora da possível área de risco.
Uma das etapas dessa implementação é a realização de testes operacionais nas sirenes, que checarão se os equipamentos estão funcionando corretamente. Os alertas consistirão em testes sonoros longos, em volume alto. O sistema somente será utilizado em situações de possível risco de rompimento de barragem e não para situações de chuvas fortes - nestes casos o Plano de Contingência da Defesa Civil será acionado.
A Statkraft destaca que a PCH Francisco Gros encontra-se em condições normais de segurança, e que é acompanhada por equipe especializada, sendo também monitorada 24 horas por câmeras de vídeo e pelo Centro de Operações da empresa. A ressalta ainda que "a usina não apresenta quaisquer riscos à população ou danos ao meio ambiente".
Jornal Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário