Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

VERÃO COMEÇA HOJE COM PREVISÃO DE POUCA CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Primavera se despede e o Verão se inicia nesta terça-feira (21) em todo o país. A temporada no Espírito Santo, normalmente, é marcada por muito calor e chuva. Em 2022 não será diferente, mas a expectativa é de menos precipitação.
De acordo com o coordenador de Meteorologia do Incaper Hugo Ramos a média acumulada de precipitação para a estação supera os 450 mm na maior parte do estado. “O prognóstico climático aponta que a chuva deverá ficar em torno da normal ou ligeiramente abaixo da média em todo o ES. No entanto com atenção especial para a ocorrência de veranicos (período prolongado de pouca nebulosidade) entre os meses de janeiro e fevereiro”, afirma.
No litoral capixaba os registros ficam entre 300 mm e 400 mm. Já na região do Caparaó podem ser observados maiores volumes de chuva que superam 600 mm.
Contudo, Ramos destaca que essa tendência se ratifica conforme as atualizações diárias da previsão do tempo. Nesse sentido, pode haver alguns eventos de chuva volumosa distribuídos em algumas áreas do estado.
Trimestre mais quente
O Verão é o período que o Espírito Santo registra as maiores temperaturas do ano , uma vez que é o trimestre mais quente. Conforme análise do coordenador levando em conta apenas os valores extremos, as temperaturas podem ficar superiores aos 30°C na Região Serrana. Nesses dias em que há pouca nebulosidade as demais regiões podem ter temperaturas entre 31ºC a 33 °C.
Entretanto, de modo geral as temperaturas máximas ficam em torno dos 28ºC a 30 °C na Região Serrana e entre 31ºC a 33 °C nas demais regiões. Já as temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 17ºC a18 °C na Região Serrana e 21ºC a 23 °C nas demais regiões.
Fim de ano instável
Para o período natalino, as condições apontam para um tempo instável, com previsão de chuva nos dias 24 e 25 de dezembro nas cidades mais afastadas do trecho litorâneo. Porém pode chover rápido no começo do dia nas áreas mais próximas do litoral. Segundo o especialista a passagem deste ano para 2022 também apontam tendências iniciais apontam para a ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.
Região Sudeste
Um dos mas importantes sistemas meteorológicos que atuam no verão sobre o Brasil é a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esse sistema é responsável pela alta incidência de precipitação no período.
De acordo com o Clima tempo o La Niña terá impactos negativos sobre a chuva das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Neste sentido, reduzirá a quantidade de chuva durante a estação.

ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário