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quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

GOLPISTAS ENGANAM EX-BANCÁRIA DE MIMOSO E FAZEM EMPRÉSTIMO DE R$ 30 MIL NO NOME DELA

Uma bancária aposentada, de 60 anos, moradora de Mimoso do Sul foi alvo da ação de golpistas. Os criminosos entraram em contato com a vítima por meio de whatsapp informando que era para renovar seu cadastro com o banco.
Após conseguir os dados, os bandidos fizeram um empréstimo no nome dela no valor de R$ 30 mil. “Eu consegui bloquear, mas eles já tinham transferido R$ 20 mil da conta dela”, disse um comerciante de 65 anos, marido da ex-bancária. Os nomes não estão sendo divulgados a pedido do marido da vítima.
O golpe ocorreu na agência do Banestes, em Mimoso do Sul. O marido da vítima ficou impressionado com a agilidade dos criminosos.
“Eles entraram em contato ontem (terça-feira, dia 25). Fizeram uma lenha. São rápidos. Quando descobri já tinham transferido R$ 20 mil”, disse.
A mulher descobriu que tinha sido vítima de fraude porque uma amiga que trabalha na agência desconfiou e ligou para perguntar se ela havia realmente feito o empréstimo.
O marido registrou ocorrência policial
O Banco Banestes informou que investe em segurança continuamente visando responder aos ataques de forma rápida, ressaltando que conta com excelente sistema de segurança.
No entanto, completou o banco, não há como interferir na comunicação de terceiros mal intencionados com o cliente.
O Banestes ressaltou ainda que nunca entra em contato com o cliente solicitando que ele execute uma transação ou que ele desfaça uma transação.
Da mesma forma, informou que o banco nunca liga solicitando que o cliente digite senha, Btoken ou dê informações.
“Na dúvida”, alerta o banco “desligue o telefone e ligue de outro aparelho para nossa central 0800 727 0474 ou fale com o seu gerente”. O número de contato da agência pode ser obtido no site oficial: www.banestes.com.br.
Golpes cresceram na pandemia, afirma banco
O Banestes informou que com a pandemia e o crescimento de transações virtuais, os golpes também aumentaram.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no primeiro bimestre de 2021 os ataques de phishing – tipo de técnica utilizada para enganar pessoas e coletar dados confidenciais – cresceu 100% em relação ao ano passado.
Já os golpes da falsa central telefônica e falso funcionário de banco tiveram crescimento ainda maior, de 340%. Saiba que os criminosos estão cada vez mais sofisticados e atentos às mudanças de hábitos das pessoas, com o objetivo de aumentar sua lista de vítimas.
O banco alerta que é fundamental que o correntista tenha consciência de sua participação na segurança do seu patrimônio, mantendo a guarda de seus dados pessoais e confidenciais, bem como acessar exclusivamente os canais oficiais da instituição.
Dicas de como se proteger
- O Banestes nunca liga para os clientes, solicitando dados de acesso, senhas ou códigos dos dispositivos de segurança, acesso a sites não oficiais ou execução de downloads.
- Nunca ligamos solicitando acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações com digitação de senhas ou códigos de dispositivos de segurança.
- O Banestes não entra em contato solicitando código do BToken, nem foto do código.
- O Banco não entra em contato para agendar a entrega de cartões de crédito.
- Não solicitamos seus dados, suas senhas ou códigos de acesso para contestar transações ou desabilitar/atualizar dispositivos do App Banestes ou App Banestes Cartões.
- Desconfie de ofertas milagrosas ou solicitações urgentes, em geral os golpistas utilizam-se dessas abordagens para envolvê-lo.

FONTE: Banestes/Mimoso News/ DiaaDiaes

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