Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2022

COM BANCO DE SANGUE FECHADO, HOSPITAL DE CALÇADO PERDE REFERÊNCIAS NO SUL DO ESTADO

O Hospital Estadual São José do Calçado, já foi considerado um hospital de ponta, sendo referência em ortopedia, dos municípios do Sul do Estado do Espírito Santo. Hoje, sua atual situação já não é mais a mesma. Com a suspensão do fornecimento de bolsas de sangue ao banco de sangue do hospital de Calçado, a unidade deixou de realizar cirurgias importantes, e com isso, perdeu suas referências vário municípios no Sul do Estado.
A informação faz parte de uma série de denúncias contra a “má gestão em que se encontra o hospital”, como diz o denunciante, ao Broinha Notícias.
- Dois meses após assumirem a direção do Hospital, os novos diretores ainda não haviam indicado um médico responsável pelo banco de sangue, por isso, a Secretaria Estadual de Saúde, suspendeu o fornecimento desses hemoderivados ao banco de sangue do Hospital de Calçado, fechando assim a agência transfusional do nosso Hospital – disse o denunciante.
A decisão de suspender o fornecimento, foi tomada numa reunião que aconteceu no dia 5 de maio de 2022, entre profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), e da Vigilância Sanitária Estadual. Veja abaixo o ofício encaminhado pela SESA, determinando a suspensão das referidas atividades.
Sem o fornecimento de bolsas de sangue, o hospital fica impossibilitado de realizar diversos procedimentos cirúrgicos, inclusive dos quais era referências de todo o Sul do Espírito Santo. Diante essa situação, segundo o denunciante, foi firmada, conforme documentos comprobatórios enviados por ele próprio, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde com a Santa Casa de Guaçuí, que é uma instituição filantrópica, para receber as demandas que não são mais atendidas no Hospital de Calçado.
- O Hospital de Calçado ficou apenas com o ABC Capixaba. Os pacientes de outros municípios do Sul são encaminhados à Santa Casa de Guaçuí, que possui um menor número de leitos ao Hospital de Calçado, e é uma instituição filantrópica, mas devido à má gerência de seus diretores, o Estado fez uma parceria gastando parte do recurso do nosso hospital com a Santa Casa de Guaçuí – explicou.
Além de cirurgia ortopédicas, o Hospital Estadual São José do Calçado também já não oferece mais, segundo o denunciante, diversas outras cirurgias, como por exemplo, as ginecológicas eletivas média complexidade, cirurgias do aparelho digestivo, de clínica médica geral, entre outras.
- A atual administração municipal fica tentando culpar gestores anteriores. Mas, acontece que, desde que seus novos diretores assumiram o Hospital, a unidade deixou de realizar diversos exames, cirurgias, além de outras perdas, devido à deficiência na administração dos diretores indicados pelo próprio prefeito – desabafou o denunciante.
O Broinha Notícias (BN), entrou em contato com a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), para a qual encaminhou todos os documentos enviados pelo denunciante, em resposta a SESA informou que todos os pacientes possuem a garantia do acesso aos serviços de saúde que integram a rede SUS capixaba, seja em unidades próprias ou contratualizadas com o Estado, e ressaltou que o Hospital Estadual de São José do Calçado passou por troca na administração e mudanças estão sendo feitas na unidade.

Broinha Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário