Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

CARAVANA FEDERATIVA: CECILIANO CONVOCA MUNICÍPIOS DO RJ

Sob o comando do secretário de Assuntos Federativos do ministério das Relações Institucionais, André Ceciliano (PT/RJ), chega ao Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de setembro, a segunda edição da Caravana Federativa. O objetivo é aproximar e ampliar o acesso de estados e municípios a todos os serviços oferecidos por ministérios e bancos públicos federais, como o Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e BNDES.
— A ideia é facilitar a vida dos gestores municipais. Em vez de eles irem a Brasília, Brasília vai até eles — resumiu o secretário federal André Ceciliano, que conhece muito bem os municípios fluminenses por ser ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Confira abaixo à convocação de Ceciliano, feita em seu perfil de Instagram (confira aqui), aos prefeitos e secretários dos municípios fluminenses:
QUEM VAI DE CAMPOS?
— Espera-se que vários municípios do Norte Fluminense compareçam com prefeitos e secretários. Em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) deve comparecer. Já estão certas as idas dos secretários das pastas de Desenvolvimento Econômico, Educação, Gabinete, Desenvolvimento Humano, Guarda Municipal, Esportes, Saúde, Agricultura e Controle.
QUEM VAI DE SFI E NF? — Em São Francisco de Itabapoana, a prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD) também pode ir. E já estão definidas as presenças dos seus titulares das secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Fazenda e Turismo. O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), por meio da sua assessoria, também confirmou “a participação no evento da Caravana Federativa agendado para os dias 28 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro”. E “reforçou o convite a todas as 18 prefeituras que fazem parte de nosso Consórcio”.
OS 18 MUNICÍPIOS DO NF E NOF — Criado em outubro de 2018, o Cidennf é formado atualmente pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai.
Na primeira edição da Caravana Federativa no governo Lula, realizada em Salvador (BA) em 24 e 25 de agosto, de um total de 417 prefeitos baianos, 288 compareceram. Outros 129 mandaram secretários, totalizando 355 cidades presentes, ou 85% do total. Na ocasião, foram realizados 3.500 atendimentos.
— Só a Advocacia Geral da União (AGU) fez acordos que somaram mais de R$ 100 milhões. A primeira dama da Bahia me disse que dois problemas que ela tinha para resolver foram solucionados em um dia, sem que ela tivesse necessidade de se deslocar para Brasília — exemplificou Ceciliano.
Os erros e acertos verificados no evento da Bahia, segundo o secretário, também serviram como aprendizado. Desta vez, foi montada uma cartilha que vai reunir, numa única publicação, todo o “cardápio” de programas e convênios existentes no Governo Federal e que estão à disposição das prefeituras. “Assim, os gestores já chegam indo direto ao que lhe interessa”, resumiu Ceciliano.
A Caravana Federativa no Rio ocorrerá no Expo Mag, antigo Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, no Centro da capital fluminense. E tem o apoio do governo estadual Cláudio Castro (PL).

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário