Dona Ana Maria Teixeira Baptista e Dra Nísia Campos Teixeira Kneipp, Patronas do evento literário ENERGIA PARA LER, receberam justa homenagem, hoje à noite, na Abertura Oficial, pelo prefeito municipal Paulo Sérgio Cyrillo e pela Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Mônica de Fátima Bartolazi Boechat Amil.
Dona Ana nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes, em 25 de abril de 1943, porém é bonjesuense de corpo e alma. Ela é filha do saudoso prefeito Oliveiro Teixeira e da Dona Zita Simão Teixeira com quem compôs um hino clássico de nosso município, em homenagem ao rio Itabapoana, intitulado “Rio de minha terra”.
Ganhou seu primeiro acordeon do seu pai, ainda menina e, daí em diante, sempre se dedicou à música, tornando-se uma grande musicista, formada pelo Conservatório Brasileiro de Música. Maestrina, pianista, acordeonista e tecladista, atuou como professora de música nas seguintes escolas: Colégio Zélia Gisner, Colégio Rio Branco e Colégio Padre Mello.
É fundadora do Grupo Musical Amantes da Arte, que este ano completou 33 anos de existência. É também coordenadora musical do Coral Santa Rita de Cássia, da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Ana Maria tem, portanto, uma vida toda dedicada à música, sendo ensinando ou abrilhantando os mais diversos eventos sociais, cívicos e culturais do município de Bom Jesus do Itabapoana, merecendo sempre todas as homenagens.
Dra. Nisia Campos Teixeira Kneipp é conhecida, nos meios literário, educacional e jornalismo, por Nísia Campos. Nasceu em Varre-Sai, então distrito de Natividade/RJ. Filha de Hildebrando José Teixeira e Romilda Campos Teixeira, ambos falecidos. O interesse pela literatura aconteceu na infância, graças ao incentivo dos pais, quando era direcionada à prática da boa leitura e declamação nos eventos escolares e religiosos. No Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana, cursou o Ginásio, o Normal e o Técnico em Contabilidade.
Seguiu, após, para cursar, a nível superior, Letras e Pedagogia. É pós-graduada em Administração Escolar, Inspeção Escolar e Supervisão Escolar. É bacharel em Direito, Psicologia e Jornalismo. Também é Mestra em Educação e em Direito Comparado. Nos dias atuais é doutoranda em Direito Educacional.
Lançou sete livros. Deles houve uma 2ª Edição, esta patrocinada pela Editora O Norte Fluminense – PADRE MELLO, o Imortal. Participou da fundação da Academia Calçadense de Letras /São José do Calçado-ES, da Academia Itaperunense de Letras / Itaperuna-RJ. Também compôs a Comissão que fundou e instalou o Instituto de Letras e Artes “Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo” (ILA), em Bom Jesus do Itabapoana-RJ, e na fundação e instalação do Instituto de Letras e Artes de Carabuçu (ILAC), sediado no 4º distrito de nosso município.
O Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário