O banco Itaú rejeitou todos os apelos para que a agência de Bom Jesus voltasse a funcionar. O fechamento definitivo ocorrerá no dia 3 de junho, segundo cartazes fixados nas portas de vidro. Todos os atendimentos poderão ocorrer, a partir de então, na avenida Cardoso Moreira, nº 216, Itaperuna.
O Itaú foi favorecido na época do governo de Fernando Henrique Cardoso, que estabeleceu um processo de privatização de bancos estaduais.
No dia 26 de junho de 1997, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, o BANERJ (Banco do estado do Rio de Janeiro) foi leiloado. O grupo Itaú foi o único a apresentar proposta e arrematou as 190 agências, com cerca de 1,7 milhão de clientes.
O governo federal retirou, portanto, na época, a principal função social inerente aos bancos públicos que é a de atender de forma técnica as necessidades prementes da população. O que se vê hoje, em Bom Jesus, é simplesmente a culminância das ações mais perversas do laissez-faire.
O Norte Fluminense
É o que eu digo, o único que tem coragem de permanecer nas cidades mais carentes, cumprindo sua função social desde 1808 é o Banco do Brasil.
ResponderExcluir