Na manhã desta segunda-feira (21), um incêndio foi registrado na Plataforma PCH-1, na Bacia de Campos. Uma explosão aconteceu e um trabalhador caiu no mar. Segundo informações do coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, Sérgio Borges, as chamas foram controladas. Sérgio ainda informou que o trabalhador foi socorrido, sofreu algumas queimaduras e se encontra a bordo de uma outra plataforma para receber atendimento e, em seguida, ser desembarcado. A Petrobras informou, em nota, que as pessoas que estão a bordo da plataforma estão bem.
O coordenador do Sindipetro NF informou através de um vídeo publicado nas redes sociais que o sindicato foi notificado sobre o acontecimento de mais um grave acidente na indústria do petróleo na Bacia de Campos pela própria Petrobras desta vez.
"Nessa manhã de segunda-feira do dia 21 de abril de 2025, por volta de 7h25, na Plataforma PCH-1 como é conhecida, aconteceu um acidente, um incêndio seguido de explosão. E, para piorar, um trabalhador caiu no mar. Segundo a companhia, esse trabalhador já foi resgatado. Ainda segundo a Petrobras, a equipe de emergência foi acionada e junto com a equipe de emergência ela disponibilizou dois barcos especializados no combate a incêndio de plataformas. E o incêndio foi debelado. Essa é a última informação que eu tenho da Petrobrás,” relata.
Sérgio ainda informa sobre o trabalhador que caiu no mar durante a explosão.
“Ele se encontra a bordo de uma embarcação, sofreu algumas queimaduras e está a caminho de uma outra plataforma onde lá deve receber outros atendimentos e deve ser desembarcado”, explica.
O coordenador do Sindipetro NF relata as medidas que foram tomadas pela Petrobrás após o acidente.
“Na sequência, a Petrobrás fez a contagem dos trabalhadores. A bordo da plataforma tem agora 176 trabalhadores o que bate com a contagem oficial, ou seja, não corremos o risco de ter mais algum trabalhador desaparecido e ainda segundo a empresa, a plataforma teve todo o seu sistema de escoamento e produção de gás paralisado”, conta Sérgio Borges.
Em nota, a Petrobrás falou sobre o acidente, o estado de saúde do trabalhador e as medidas que serão tomadas.
"A Petrobras informou a ocorrência de incêndio, já debelado pelas equipes de emergência imediatamente acionadas, na manhã desta segunda-feira (21/04), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. A plataforma não produz petróleo desde 2020. Durante o incidente, um trabalhador que prestava serviço para a companhia se acidentou, caiu ao mar, mas foi resgatado, recebeu atendimento em embarcação de apoio e já está em processo de desembarque aeromédico. Ele sofreu queimaduras leves e está consciente. As pessoas que estão a bordo de PCH-1 estão bem", diz a nota.
Vídeo:
Folha 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário