O Sicoob Sul vai manter o ritmo de investimento, apesar da crise econômica do País, e abrir três novas agências no ano que vem. Até 2017, serão inaugurados mais seis postos de atendimento, o que elevará o atual número para 20. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição financeira cooperativa, Rubens Moreira, ao divulgar os resultados do terceiro trimestre.
Em entrevista exclusiva ao Atenas Notícias, Rubens Moreira "desmentiu a falsa notícia de que a inadimplência de um associado correntista do Sicoob Sul Cachoeiro seria de cerca de R$ 5 milhões podendo destruir a credibilidade do Sicoob e da Selita, já que a cooperativa de laticínios estaria adquirindo um terreno do devedor para quitar a dívida com o Sicoob Sul".
Rubens revela que as sobras brutas (lucro) chegaram a R$ 38 milhões, 31% maior do que o apurado no mesmo período de 2014 de R$ 29 milhões. “O Sicoob Sul tem atualmente 23 mil associados e administra R$ 670 milhões em ativos”, disse.
De acordo com Moreira, o Sicoob Sul mantém o ritmo de crescimento que vem apresentando nos últimos anos. O volume de depósitos totais chegou a R$ 443 milhões, o que, segundo ele, demonstra a confiança dos cooperados na instituição.
Crédito
Até o final de setembro, o Sicoob Sul liberou R$ 500,3 milhões em crédito para seus associados.
Outro aspecto destacado pelo presidente é o Índice de Eficiência Administrativa (IEA), que chegou a 28,28. Isso significa que, a cada R$ 100,00 de receita, o Sicoob Sul gastou R$ 28,28. Moreira esclareceu que, no caso desse indicador, quanto mais baixo for, melhor.
Sobre o Sicoob
O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços bancários por preços menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, têm a mesma segurança que os clientes de bancos convencionais, pois a instituição assegura cobertura de R$ 250 mil por cliente.
Terceira maior rede em pontos de atendimento do Estado, o Sicoob ES opera em 66 municípios capixabas, com 93 agências, e tem três pontos de atendimento no Rio de Janeiro.
O sistema atua em todo o Brasil, com 2,3 mil pontos de atendimento e 3 milhões de associados.
Sobre a Selita
Segundo Rubens Moreira, a empresa deve mudar suas instalações para outro ponto da cidade. A mudança segundo ele, visa melhorar os lucros da empresa já que hoje tem um gasto muito alto em sua produção que pode ser evitado.
“Com a atual sede nós temos uma perda mensal de cerca de R$ 500 mil. Pois somos impedidos de utilizar a caldeira a lenha, tenho que utilizar o gás natural que é pouco eficiente e tem um alto custo; temos que tratar nosso resíduos num sistema caro, e que poderia ter um custo menor em outro local, sem falar na despesa que temos com a conta de água! Então será fundamental a mudança de nossa sede”, afirma Rubens Moreira.
O presidente da Selita revela que a cooperativa não especula deixar a cidade em hipótese alguma. “Sempre fomos muito bem acolhidos pelos cachoeirenses. A Selita é e sempre será de Cachoeiro”, ressaltou.
Atenas Notícias