Nesta quinta-feira (21) até sábado (23), São José do Calçado, reconhecida como a "Terra dos Escritores", sediará a I Feira Literária Calçadense da Mulher Negra. Em homenagem à Dona Maria Miranda Assis, que celebra 120 anos, o evento destaca a importância da mulher negra na literatura e na resistência cultural, durante a Semana da Consciência Negra.
Dona Maria Miranda Assis, inspiração do evento, é uma figura emblemática da cidade. Seu exemplo de vida e resiliência representa a luta da mulher negra por espaço e reconhecimento. A feira pretende, portanto, não apenas homenageá-la, mas também dar visibilidade à literatura como ferramenta de inclusão e resistência.
Os visitantes poderão acompanhar lançamentos de livros de autoras negras, rodas de conversa sobre a história e o empoderamento feminino negro, além de saraus e apresentações culturais de dança, música e teatro. A Academia Calçadense de Letras também conduzirá um concurso literário sobre o tema “Consciência Negra”, envolvendo estudantes da região.
A feira conta com o apoio do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) da Secretaria da Cultura (Secult) e com o apoio da Academia Marataizense de Letras, do comércio local e da Academia de Letras e Artes de Viana.
Programação em Destaque:
- Lançamento de livros e exposições artísticas;
- Rodas de conversa e oficinas literárias;
- Apresentações culturais de capoeira, maculelê, samba de roda e folia de reis;
- Apresentações musicais de chorinho, samba, pagode, e uma diversidade de talentos locais.
Serviço:
I Feira Literária Calçadense da Mulher Negra
Data: 21 a 23 de novembro
Horário: Das 9h às 23h
Local: Praça Pedro Vieira, São José do Calçado/ES
Entrada: Gratuita
Assessoria de Comunicação da Secult
Nenhum comentário:
Postar um comentário