Um novo brinquedinho tem feito bastante sucesso comercial logo após viralizar na internet, principalmente no TikTok. Chamado de “Pop It”, ele se transformou em febre mundial, e as crianças têm aproveitado bastante o objeto, que é feito de uma peça de silicone que imita com fidelidade o plástico bolha – ele é repleto de bolinhas que quando apertadas, fazem um pequeno barulho, soando como “pop”. O brinquedinho é vendido em vários formatos e cores diferentes, o que acaba se tornando mais um atrativo para as crianças, mas os adultos também estão se tornando fãs do “Pop It”. A peça foi classificada como um “fidget toy” ou brinquedo de inquietação, e de acordo com alguns especialistas ele é excelente uma alternativa de distração para aliviar estresse, mas também traz diversos benefícios motores e cognitivos. E o sucesso é tanto que atualmente na rua 25 de março, um dos comércios de lojas e camelôs mais movimentados do Brasil, praticamente toda banca está vendendo o brinquedo.
De acordo com a psicóloga, Letícia Cacau, o objeto é uma espécie de inovação, perfeita para estimular os sentidos das crianças: “São coloridos, chamativos e a forma de brincar é com movimentos repetitivos, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora fina, o raciocínio e até em questões pedagógicas, como padrões, contagem, agrupamento e pode ser um recurso incrível se bem utilizado”.
Ela ainda pontua que durante esse período de isolamento social, as crianças passaram muito tempo dentro de suas casas, e por conta disso a quantidade de estímulos e possibilidades foram muito reduzidas, o que acabou contribuindo com a disseminação do “Pop It” em praticamente todas as idades. “Além do bem estar causado pelo estímulo sensorial, ainda é uma nova atividade para as crianças que precisaram encontrar outras formas de se entreterem. Até os adultos relatam que gostam dos fidget-toys, que são esses brinquedos sensoriais,” reitera Letícia.
A psicóloga ainda aponta que já existiam vários brinquedos sensoriais que conseguiam promover um efeito semelhante ao do “Pop It”, capazes de englobar o estímulo cognitivo, aliviar a ansiedade, estresse, e até mesmo ajudar no desenvolvimento de coordenação motora, raciocínio e agilidade.
TikTok adentrando no mercado dos games?
Que o TikTok é um dos aplicativos mais conhecidos e utilizados dos últimos tempos, e isso todo mundo sabe, mas parece que sua desenvolvedora, a ByteDance, está de olho em mais um setor do entretenimento. A companhia chinesa sabe que os jogos ganharam uma notoriedade impressionante neste período de isolamento social, sendo talvez a alternativa de entretenimento preferida da população mundial – e não é a toa que tanto os games de console, mobile e até aqueles presentes nas plataformas online de cassinos com bônus grátis estão mais populares que nunca.
De olho neste setor, a ByteDance registrou recentemente uma patente chamada de “TikTok Cloud Game”, o que alimenta ainda mais os rumores de que a empresa pretende adentrar de vez no universo dos jogos online. De acordo com o registro que foi feito, a ByteDance tem como pretensão atuar com games de educação e entretenimento, além de aplicativos de serviços de comunicação, vendas e design. Até o momento, a patente não foi aceita, mas essa é uma novidade que em breve deve sacudir e muito o mercado.
Porém, é sabido que a marca já tem nome definido e um logotipo em alta definição, com desenhos de raios que fazem alusão às cores do TikTok, assim como um fundo azul que faz referência às nuvens e ao céu. Até o momento, a ByteDance não revelou mais detalhes sobre a empreitada, dessa forma fica difícil entendermos em que ponto está o projeto.
Campos em Foco