O prazo de consulta e pedido de resgate vai de 7 a 25 de março, de forma escalonada, de acordo com cada um dos três grupos (nascimento ou criação da empresa antes de 1968, entre 1968 e 1983 e após 1983). Haverá ainda repescagem para cada grupo sempre no sábado seguinte.
No momento da primeira consulta, o sistema informará a data em que cada interessado deverá retornar ao sistema para ver o saldo e pedir a devolução do dinheiro. O horário de consulta será das 4h às 14h ou das 14h à meia-noite, dependendo de cada caso.
Repescagem
Caso perca esse prazo, a pessoa poderá fazer uma repescagem no sábado seguinte. O sistema vai funcionar durante todo o dia, das 4h à meia-noite.
Se o usuário perder também o prazo de repescagem, ele deverá voltar ao sistema somente a partir de 28 de março.
"Mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate", informa o BC.
Devolução a partir de 7 março
Os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.
Depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.
Cadastro necessário
A plataforma ainda alerta que será preciso ter cadastro no portal ou no aplicativo Gov.br (nível prata ou ouro, o que garante segurança de acesso) para poder fazer a checagem no dia marcado. O cadastro é gratuito. A ferramenta está dispnível para aparelhos com sistemas iOS e Android.
Passo a passo para a abrir a conta Gov.br
A criação da conta Gov.br é necessária e gratuita. O sistema unifica diversos serviços públicos como acesso às informações do INSS, do SUS e do Denatran, assim como carteira de trabalho digital, entre outros serviços.
Quem ainda não tem conta pode fazer o cadastro no site https://sso.acesso.gov.br ou no aplicativo Gov.br.
Como aumentar o nível da conta Gov.br
A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro.
Ao ser criada via formulário on-line do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta Gov.br começa no nível bronze, que dá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo e cujo grau de segurança é considerado básico.
Ao fazer o login no Gov.br, o cidadão já é informado do nível da conta. Para aumentá-lo, basta seguir as instruções ou entrar em "Privacidade/Selos de Confiabilidade".
Como obter o nível prata
O nível prata é obtido por meio de:
- Validação facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado
- Validação dos dados com usuário e senha do Sigepe, no caso de servidor público federal
Como obter o nível ouro
O nível ouro é obtido por meio de:
- Validação facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral
- Validação dos seus dados com certificado digital compatível com ICP-Brasil
Passo a passo para resgatar o dinheiro
A partir do dia 14, o usuário pode acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, informando seu CPF ou CNPJ para consultar se tem dinheiro "esquecido".
Caso tenha dinheiro para sacar, preste atenção na data que o Sistema de Valores a Receber vai informar.
Essa data será um agendamento. Você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência neste dia.
Para fazer o resgate, será preciso ter uma conta na plataforma Gov.br.
Para conseguir movimentar os valores, será necessário ter um cadastro nível prata ou ouro nesta plataforma.
Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, usando o login Gov.br nível prata ou ouro para saber o valor disponível e solicitar a transferência.
Se perder a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar um novo acesso. O sistema vai informar nova data para retorno.
Fonte: Extra