Em sessão realizada na noite de segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Guaçuí rejeitou as contas de 2012 do ex-prefeito Vagner Rodrigues Pereira (PMDB). A maioria dos vereadores acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES) que recomendou a rejeição das contas do ex-prefeito.
Os conselheiros da 1ª Câmara do TCES seguiram o entendimento do Ministério Público de Contas (MPC) e da área técnica e recomendaram a rejeição das contas de 2012 do ex-prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira. Entre as irregularidades verificadas nas contas estão o descumprimento de dois dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): não deixar recursos suficientes em caixa para pagar despesas contraídas nos últimos meses de mandato e ultrapassar o limite de gastos com pessoal.
Em 2012, o então prefeito Vagner Rodrigues Pereira assumiu compromissos sem lastro financeiro, no total de R$ 9.699.456,61 – ou seja, ficaram pendentes para serem pagas pela atual administração. Além disso, a Prefeitura de Guaçuí gastou com pessoal, no mesmo ano, 55% da receita corrente líquida, portanto, acima do limite legal. Outras 12 irregularidades foram apontadas pela área técnica e referendadas pelo MPC, assim como pelos conselheiros que compõem a 1ª Câmara do TCES, que votaram pela emissão de parecer prévio pela rejeição das contas do ex-prefeito.
Na sessão de segunda-feira, apenas os vereadores Carlos Lomeu de Oliveira (DEM), Rubens Marcelino de Souza – Rubinho da Balança (PSD) – e Thayro Dascani Zini Moreira (PMDB) votaram contra o parecer do Tribunal de Contas, ou seja, a favor aprovação das contas do ex-prefeitos. Enquanto os vereadores Paulinho “do Vitalino” Henrique de Couzi Rosa (PSDB) e Edielosn de Souza Rodrigues (PSL) se abstiveram de votar.
Logo, votaram a favor do parecer do TCES e, consequentemente, pela rejeição das contas de 2012 os vereadores Alex Sandro Mataim Vieira – Dim Barbeiro (PHS), José Augusto Alves de Paula (PSC), José Luiz Pirovani (PDT), Sandra Elieni do Nascimento Machado (PPS), Sebastirão “Tuim” José Pereira Sobrinho (PHS) e Wagner Duffrayer Souza (PDT).
Aqui Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário