Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2016

HOSPITAIS DE CAMPOS VÃO PASSAR POR VISTORIA DO DENASUS EM MAIO


Divulgação
Uma completa avaliação dos gastos com a verba pública nos hospitais de Campos vão ser averiguados a partir do próximo mês de maio, quando uma equipe do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) vai chegar ao município para realizar auditorias devido às graves irregularidades encontradas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Em onze inspeções coordenadas pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, em abril, maio e junho de 2015, foram observadas graves irregularidades nas unidades hospitalares, como a má gestão e desvio de recursos da saúde oriundos da União. Segundo o Denasus, sete hospitais de Campos vão ser auditorados neste período. “No mínimo essas auditorias vão servir para por um fim nas especulações que são feitas em relação às verbas da saúde no município, se nada de irregular for encontrado”, afirmou nesta terça-feira o Procurador da República.

As auditorias do Denasus vão acontecer atendendo a um dos pedidos da ação civil pública movida em 2015 pelo MPF contra a prefeita Rosinha Garotinho e o então secretário de Saúde Fransico Arthur de Souza Oliveira (processo n° Processo nº 0074441-49.2015.4.02.5103).  No processo, é detalhada a situação da rede pública de saúde no município como caótica, com problemas tanto de ordem formal, relativos aos instrumentos legais do SUS, quanto de ordem material, evidentes na precária infraestrutura voltada à execução dos serviços de saúde. 

Entre as irregularidades mais graves encontradas estão a ausência de médicos que deveriam estar de plantão, falta de medicamentos básicos como paracetamol e amoxicilina e inúmeros pacientes sendo atendidos em macas nos corredores, além de obras que deveriam ter sido entregues, paralisadas. "As inspeções foram realizadas em diversos municípios abrangidos pela Procuradoria da República com sede em Campos para que houvesse a total abrangência da situação na área de saúde”, afirma o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, responsável pelas inspeções do MPF.
O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário