Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2016

POPULAÇÃO DIABÉTICA CRESCEU 400% EM 34 ANOS


Imagem/Ilustrativa
Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira, aponta que em 2014 cerca de 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes. O número é quatro vezes maior que o registrado em 1980. 
A médica endocrinologista Afaf Ibrahim Khenaifes diz que os dados preocupam, mas são reais. “A cada segundo surge uma nova pessoa com diabetes. A estimativa é de que, até 2020, tenhamos 600 milhões de diabéticos no mundo”, alertou, destacando que em seu consultório, em Campos, dos 28 pacientes atendidos diariamente, de 10 a 12 são diabéticos. 
Segundo ela, o diabetes mais comum é o do tipo 2, que não acomete somente adultos, mas também crianças, estando diretamente ligado à obesidade e ao excesso de peso. “Um dos principais sintomas, tanto em adultos, como em crianças, é a urina em excesso, principalmente à noite. A pessoa levanta várias vezes para urinar”, explicou a médica, observando que, quando o paciente diabético urina em excesso, ele perde muita água, ficando desidratado.
Outro sintoma, de acordo com Afaf, é a fome exagerada, mas sem ganho de peso. “É aconselhável também observar se estão aparecendo formigas no vaso sanitário e também nas roupas íntimas, pois podem ser indicativos de que alguma pessoa da casa está com diabetes”.
A OMS estima que em 2030 o diabetes - doença crônica e grave - seja a sétima maior causa de morte. Em 2012, a doença provocou 1,5 milhão de mortes. 

O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário