“Em levantamento feito pela Central de Controle de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que o município investiu 500% a mais que o sugerido pelo ministério da saúde”.
Em Bom Jesus do Norte, os investimentos na saúde estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Segundo dados fornecidos pelo sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde(SIOPS), o município de Bom Jesus do Norte superou as expectativas e investiu em 2017, valores acima do exigido por lei, alcançando o percentual de 17.75 % do seu orçamento, quando o exigido é 15%.
Outro dado que chamou a atenção foram os valores investidos em medicamentos da farmácia básica. Levantamento feito pela Central de Controle de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que o município investiu 500% a mais que o sugerido pelo Ministério da Saúde.
Na avaliação do Prefeito Marquinhos Messias, esses números confirmam o bom trabalho do governo municipal e a prioridade no setor. “Podemos ter tudo, se não tivermos saúde nada do que temos valerá a pena, por isso a nossa administração tem a proposta de priorizar sempre a saúde da população. Estamos fazendo e continuaremos fazendo”, afirmou Marquinhos.
Além do grande investimento em medicamentos, Iris Choté, uma das farmacêuticas do setor, aponta o planejamento e informatização como um ponto importante do sucesso do programa de distribuição de medicamentos ao cidadão. Uma das mudanças, segundo Ela, foi o recadastramento dos pacientes que passaram a contar com o Cartão Municipal de Saúde. “ Esse cartão só pode ser emitido com autorização do Agente Comunitário da área, priorizando o atendimento ao morador, além disso todos atendidos tem um cadastro no sistema que informa quais medicamentos, quantos e quando foram dispensados para aquele paciente; evitando receitas duplicadas, desvio e desperdício dos medicamentos”, informou Iris.
Dona Alzira, 78 anos, moradora da rua Candido Peralva no centro da cidade é uma das beneficiadas . “Venho aqui todos os meses buscar meus medicamentos e sou bem atendida, graças a Deus, pois as meninas são ótimas e a farmácia está muito muito boa, estou muito feliz”, declara dona Alzira.
Dora Maria Rita, moradora do bairro Belvederes, é esposa do Sr. Geovan da Silva dos Santos, doente renal crônico atendido também com medicamentos. “O remédio dele não pode faltar, e aqui não está faltando, graças a Deus. A farmácia está suprindo toda a nossa necessidade, e vai continuar assim em nome de Jesus”, comemora dona Maria Rita.
Sr. Geovan destaca ainda o atendimento no transporte para hemodiálise. “Eu não tenho que reclamar não. Ficou feliz em morar em Bom Jesus do Norte e ser tão bem atendido. Até o carro leva a gente para Itaperuna para fazer hemodiálise toda semana, tudo de graça. Além de todos esses medicamentos. E tudo vai continuar dando certo”, declara Sr. Geovan, que sonha em poder no futuro está sendo transplantado.
Ascom PMBJN
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário