Foto:Guiainfantil.com
O leite materno possui as propriedades nutricionais essenciais que necessitam os bebês durante os seus primeiros meses de vida. Tem proteínas, açúcar, vitaminas, água... Amamentar ao bebê é mais que recomendável, principalmente durante os primeiros 6 meses de vida, mas também é necessário tomar muito cuidado para evitar, por exemplo, que o bebê se atragante com o leite.
Por que tem bebê que se afoga com leite materno?
O afogamento do bebê com o leite materno não é assim algo tão comum, mas é importante que as mães saibam que pode acontecer, e o que é melhor, conhecer alguns conselhos sobre o que devem fazer se isso acontece com o bebê.
O fato de que o bebê já nasça sabendo sugar, não significa que ele já domine todo o processo de sugar e engolir. Cada bebê é único em tudo. Existem bebês que durante os primeiros dias têm más ou menos dificuldade na hora de engolir, ou seja, ele suga rápido demais e como engole pouco a pouco ele vai ficando com algo de leite na boca. Aí é quando se pode acontecer um afogamento com o leite.
Em todo caso, é muito importante que, durante a amamentação a mãe esteja vigiando o observando o seu bebê, só assim ela poderá conhecer e saber qual é a melhor forma de amamentá-lo e ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu leite.
No caso do bebê que ainda suga rápido e engole devagar, a melhor forma de corrigi-lo é parar, tirar um pouco o peito da boca do bebê, para que ele tenha tempo de engolir, e depois seguir amamentando. Outro conselho é evitar amamentar ao bebê deitada, e jamais esquecer de colocá-lo para arrotar.
E se o bebê engasga com leite?
As vezes aparecem notícias de bebês que morreram engasgados com o leite e de outros que foram salvos pelos bombeiros. Mesmo tendo cuidado, os acidentes não avisam e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação.
Se o seu bebê se engasga com o leite e começa a tossir, primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se é necessário assopre a carinha dele. Se notas que o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, então o melhor é seguir as orientações da imagem abaixo. Desenho encontrado no perfil de Amigos Bombeiros Civil e Militar:
Segundo a imagem, a mãe pode reanimar o bebê afogado com leite materno. Primeiro, manter a calma e respirar profundamente para evitar ficar nervosa. Logo, deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno, e com a outra Mão, dar tapinhas nas suas costas. No caso de que o bebê não responda aos seus estímulos, o melhor é levá-lo imediatamente ao serviço medico de urgências.
Vilma Medina Diretora de Guiainfantil.com
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário