Foto:Ascom
Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, dia 26 de outubro, a chefe de divisão de Educação Especial Ana Amelia Vieira Nazareth, que possui o curso intermediário, interpretou a música do Rei Leão em Libras para os alunos em visita as escolas municipais de Bom Jesus do Itabapoana.
O objetivo da ação foi de divulgar a importância do ensino de libras para inclusão da pessoa surda na escola. A Libras é a língua materna da pessoa surda no Brasil, sendo o Português considerado a 2° língua e é definida como uma língua de modalidade gestual-visual e possui níveis linguísticos como a fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
O ensino de Libras nas escolas é um recurso que garante a inclusão. Isto já é uma realidade em duas escolas municipais de Bom Jesus do Itabapoana, sendo elas:
Na E.M. Dr. Francisco B.de Oliveira, a professora Mª de Fátima Delfino incluiu o ensino de Libras ao receber uma aluna surda, se tornando uma prática em sala de aula.
Também na E.M. José Bonifácio, a professora Rosângela Augusto Bezerra de Fátima, aluna concludente do curso de Libras Básico e intermediário passou a trabalhar o ensino de Libras com seus alunos do 2° ano.
O Dia nacional dos surdos é comemorado no dia 26 de setembro. O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva e da pessoa surda na sociedade.
Esta data foi oficializada pelo Decreto de lei N° 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do dia 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional dos Surdos), uma das conquistas dos surdos ao longo dos anos, foi o reconhecimento nacional da LIBRAS Língua Brasileira de Sinais, através da lei N° 10.436, de 24 de abril de 2002 e da regulamentação pelo Decreto 5626/2005.
Ascom/PMBJI
Blog do Jailton da Penha-JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário