A tranquilidade e a segurança de muitas cidades do Estado, consideradas pacatas até pouco tempo, deram lugar a um cenário de preocupação e medo. É que bandidos estão saindo da Grande Vitória para cometerem crimes em outras regiões do Espírito Santo.
Com auxílio de delegados, policiais militares e, principalmente, moradores vítimas de ações criminosas, a reportagem de A Tribuna fez um levantamento e descobriu que bandidos de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha têm em foco 30 cidades do Estado.
Eles se deslocam para cometerem furtos, arrombamentos a comércios, assaltos, além de tentarem se instalar nesses municípios para atuar no tráfico de drogas.
Em São Roque do Canaã, no Noroeste do Estado, uma das vítimas de bandidos da Grande Vitória foi uma comerciante de 47 anos, que não quis se identificar. Ela tem uma loja de celulares e relógios que foi alvo duas vezes em menos de 40 dias.
“Na primeira vez, eles arrombaram minha loja e levaram quase R$ 100 mil em mercadorias. Na segunda vez, meu esposo e a polícia foram atrás dos bandidos e conseguiram pegá-los quando estavam chegando a Colatina. Aí, eu consegui recuperar quase tudo, com exceção de um relógio. Teve também o prejuízo com os danos que eles causaram na loja”.
Para o major Marcio Cunha Cabral, comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar – que atende as cidades de São Roque do Canaã, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Itaguaçu –, os criminosos estão saindo de bairros da Serra e de Cariacica, acreditando que, após cometerem os crimes, irão encontrar facilidade para fugir nessas cidades mais tranquilas.
Entretanto, o comandante afirma que várias ações são realizadas diariamente pela polícia para combater a criminalidade no Noroeste do Estado.
“Em Santa Maria de Jetibá, estávamos tendo problemas com bandidos que saíam de Cariacica e da Serra para atacarem pequenos produtores rurais que passam pela ES-080 e pela ES-264. Eles abordavam os veículos e roubavam todo o valor que os trabalhadores conseguiam com a venda da produção rural”, afirmou o major.
Ele frisou que é feita uma ação em conjunto. “Os criminosos achavam que iriam conseguir fugir pelas mesmas rodovias. Mas, com a união das polícias no programa Patrulha Rural, estamos realizando algumas prisões”.
Traficantes de olho em regiões mais tranquilas
Criminosos também querem instalar pontos de venda de drogas em outras cidades do Estado.
O delegado Sandro Zanon, titular da Delegacia de Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado, informou que essa já é uma realidade na cidade. “Já prendemos oito membros de uma quadrilha que traficava na região, sendo dois do município de Cariacica, que estavam trazendo drogas para cá”.
Em Colatina, na região Noroeste, não é diferente. “Sabemos que o pessoal do Morro dos Gama, em Cariacica, criou um laço com alguns pontos do tráfico daqui. Mas já estamos colocando pressão para isso acabar”, contou o comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão da PM, Carlos Balbino.
Jornal A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário